Instituto Florence e  TRE-MA assinam convênio

Instituto Florence e TRE-MA assinam convênio

Graduação | 13/04/2012

Os universitários que participarem do Projeto “Mesário Voluntário” já podem contar com um novo benefício. Na tarde de ontem (12/04), o Tribunal Regional Eleitoral e o Instituto Florence assinaram convênio que possibilita a conversão das horas trabalhadas em atividades extracurriculares. O TRE-MA foi representado pela Presidente, Desa. Anildes Cruz e pelo Vice-Presidente e Corregedor Regional Eleitoral, Des. José Bernardo Rodrigues.

O convênio tem o objetivo de incentivar os alunos dos cursos de graduação a comporem a Mesa Receptora de Votos nas Eleições Gerais 2012 – primeiro e segundo turnos -, assim como nas eleições que se realizarem até 31 de dezembro de 2016, termo da vigência do convênio.

Deste modo, a prestação de serviço à Justiça Eleitoral pelos mesários-universitários será computada como atividade extracurricular com carga horária correspondente a 30 horas para o primeiro turno e 24 horas para o segundo turno, se houver.

Além disso, as instituições de ensino deverão disponibilizar instalações físicas, bem como recursos audiovisuais, para a realização de palestras ou eventos assemelhados destinados à arregimentação e orientação de seus alunos com vistas ao seu engajamento no processo eleitoral.

O Projeto “Mesário Voluntário”, que foi lançado em 2006 no Maranhão, tem como objetivo conscientizar os cidadãos a participarem das eleições juntamente com aqueles que formam o quadro atual de mesários compromissados e conscientes do seu papel na construção da democracia.

Fonte: TRE-MA com alterações.