CONEX

CONEX

 Apresentação O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão/NUPES órgão eminentemente...
Sem categoria | 28/04/2012
Compartilhe :

 Apresentação

O Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão/NUPES órgão eminentemente técnico do Instituto Florence de Ensino Superior, com funções deliberativas, autônomo em sua competência, constitui-se como instância de apoio a operacionalização de atividades acadêmicas de natureza complementar ao ensino e visa dar suporte a docentes e discentes da instituição no desenvolvimento de estudos, atividades de pesquisa e extensão, conforme definidas no Projeto Político-Pedagógico dos cursos de graduação do Instituto Florence de Ensino Superior.

– Objetivos

I – Fomentar a prática de estudos, pesquisa e extensão acadêmica, preferencialmente voltada para a análise e encaminhamento de propostas para os problemas da comunidade maranhense.

II – Promover a iniciação científica, por meio da seleção, monitoramento e avaliação de atividades dessa natureza.

III – Desenvolver no educando o espírito crítico e reflexivo, assim como, a sensibilidade para a resolução das dificuldades encontradas em sua profissão.

IV – Suscitar no educando o gosto pela pesquisa científica e a percepção da importância desta para a sua formação acadêmica e profissional.

V – Estimular a qualificação do corpo docente por meio da pesquisa e da produção acadêmica.

Composição

O Núcleo de Pesquisas E EXTENSÃO (NUPES), órgão eminentemente técnico do Instituto Florence de Ensino Superior, com funções deliberativas, autônomo em sua competência, é presidido pelo mantenedor diretor geral, coordenador geral e integrado pelos demais membros natos ou eleitos:

a) Coordenador geral do Núcleo de Pesquisa e Extensão

b) Pelos coordenadores dos Cursos da Instituição;

c) Por professores, representantes do corpo docente, em número de um (01) por curso;

d) Pelos diretores.

– Os representantes mencionados nas letras “a” e “c”, terão mandato de um (01) ano e suplentes que os substituirão nas faltas e impedimentos e lhes sucederão no caso de vaga. Serão escolhidos em formulação lista tríplice sendo encaminha para a direção geral; o da letra “a” pelos coordenadores dos cursos da instituição; os da letra “c” pelo Conselho Superior;

– É permitido aos representantes mencionados nas letras “a” e “c” interromper o exercício de seus mandatos por prazo determinado, mediante requerimento por escrito.

– O presidente convocará o suplente do representante que interromper o exercício de seu mandato na forma do parágrafo anterior, no mesmo dia da concessão do afastamento.

– Durante a licença ou férias dos membros a que se referem as letras “a”, “b”, “c” e “d” bem como no caso de vagas, serão convocados os respectivos substitutos e suplentes.

– Os Membros e Suplentes, eleitos, completarão o mandato dos substituídos.

LINHAS DE CONCENTRAÇÃO DE ESTUDO E PESQUISA

As linhas de concentração de estudos e pesquisas serão as seguintes:

I – Doenças Transmissíveis e Infecciosas

Compreende estudos sobre o controle e prevenção de doenças transmissíveis e infecciosas, incluindo fatores epidemiológicos, condicionantes e determinantes dos agravos transmissíveis. Eixos temáticos: Vigilância à saúde, Vigilância epidemiológica, Organização dos serviços de saúde em infectologia, Educação em saúde, Experiência social da enfermidades transmissíveis, Cidadania e Comportamentos sociais relacionado a transmissão de doenças, Biossegurança e controle de infecção.

II – Fundamentos e Práticas do Cuidar em Saúde e na Enfermagem

Compreende estudos sobre os fundamentos filosóficos, teorias e conceitos que orientam as diferentes dimensões do cuidar em enfermagem; o desenvolvimento e utilização de instrumentos, métodos e tecnologia para o ensino e a prática profissional para o cuidado a indivíduos, família e grupos de adultos, idosos, da mulher e da criança em situações específicas de agravos à saúde.  Eixos temáticos: Fundamentos teórico-filosóficos do cuidar em enfermagem; processo de cuidar em enfermagem; técnicas e tecnologias de enfermagem para o cuidado; processo de ensino e aprendizagem para o cuidar.

III – Fundamentos e Práticas em Saúde Coletiva

Compreende estudos do conhecimento sobre os determinantes, indicadores e significados do processo saúde / doença no contexto individual e coletivo, incorporando concepções da ética, da bioética e do ecossistema, visando a melhoria das práticas de saúde e de enfermagem. Eixos temáticos: Determinantes epidemiológicos, sócio-culturais no processo saúde / doença; diagnóstico e práticas de saúde coletiva;  saúde e qualidade de vida; saúde e gênero; programas de saúde, processo do envelhecimento.        

IV – Atenção Farmacêutica e Legislação:

Compreende a Assistência, Atenção e legislação Farmacêutica objetivando estudar, promover e caracterizar o sistema de saúde a atuação de profissionais, principalmente farmacêuticos, bem como desenvolver projetos e metodologias para melhoria das condições de saúde da população. Eixos temáticos: Atenção Farmacêutica em Doenças Negligenciadas; Atenção Farmacêutica em Hipertensão e diabetes; Atenção Farmacêutica em Gestantes e Idosos; Aplicação das ferramentas da Atenção Farmacêutica nas práticas e no contexto das políticas de saúde; Educação Sanitária e Legislação sanitária; Automedicação; Interações medicamentosas; Perfil de consumo de medicamentos.

V – Imunologia:
Compreende os estudos sobre os componentes celulares e moleculares do Sistema Imunológico, abordando suas funções em doenças inflamatórias e/ou infecciosas. Eixos temáticos: Avaliação pró/anti-inflamatória de produtos naturais; Métodos celulares e moleculares do diagnóstico das infecções parasitárias; Sistemas de liberação modificada micro/nanoestruturados empregados em Imunologia.

V – Biologia Parasitária

Compreende estudos a respeito da interação entre diagnóstico, controle e avaliação dos diferentes estados de saúde na relação patógeno -hospedeiro nas doenças infecciosas. Estudos direcionados principalmente às Bactérias, Fungos e Parasitas de origem clínica e alimentar. Eixos temáticos: Patogenicidade Microbiana, Qualidade de água e alimentos, Produtos Naturais com atividade antimicrobiana contra micro-organismos de interesse clínico.

Notícias Relacionadas