Juris Florence debate a Constituição e a Democracia

Graduação | 01/05/2012

Juris Florence

Evento reuniu renomados profissionais do direito e comunidade acadêmica para discutir temas constitucionais contemporâneos.

Com a participação de renomados conferencistas na área jurídica, a 1ª Jornada Científica do Curso de Direito do Instituto Florence – Juris Florence – debateu a ‘Constituição e Democracia no Brasil Contemporâneo’, reunindo alunos, professores e demais profissionais do direito para refletir sobre a construção e reconstrução da Constituição brasileira e suas implicações para a efetivação e manutenção do princípio democrático tendo em vista as transformações contemporâneas brasileiras, nos dias 26 e 27 desse mês.

No evento, destaque para a explanação da procuradora do Estado, Cláudia da Costa Gonçalves, a respeito a ‘A Dignidade da Pessoa Humana como fundamento do Estado Democrático de Direito’, que analisou as linhas teóricas de autores clássicos e contemporâneos. Outro momento importante foi a palestra do também procurador do Estado do Maranhão, Cláudio Pavão, que conversou com os participantes sobre a ‘Constituição Reinventada’ e, ainda a palestra ‘A Função Social do Contrato e o Estado Democrático de Direito’, ministrada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, Paulo Sérgio Velten Pereira, que destacou a importância de eventos como a Jornada para a formação do aluno.

Além dos conferencistas já citados, participaram também o promotor da Saúde do Estado do Maranhão, Herbert Figueiredo; e o promotor de Justiça e professor Paulo Roberto Barbosa Ramos, que na ocasião fez o lançamento de suas obras ‘O conceito de Constituição em Ferdinand Lassalle’ e ‘Federalismo e descentralização territorial em perspectiva comparada’.

‘Eventos como o Juris Florence são uma oportunidade para plantar aquela pequena semente do conhecimento, deixar que ela cresça em nós, que frutifique e possibilite ainda mais o nosso crescimento e amadurecimento profissional. É também o momento ímpar de mostrar o comprometimento constante da Faculdade com o ensino, a pesquisa e a extensão bem como o reflexo desta filosofia na formação acadêmica dos nossos alunos’, realçou a professora Rita Ivana Barbosa Gomes, diretora-geral do Instituto Florence. ‘A equipe organizadora do Juris está de parabéns pelo brilhante evento que ofereceu a todos os participantes’, finalizou.

‘O Juris Florence conseguiu atingir todos os seus objetivos, tanto participantes, quanto palestrantes encontraram no evento um espaço propício ao debate e à construção do conhecimento jurídico e, indiretamente, marcou também o curso de direito do Florence como a mais nova referência para a sociedade no Maranhão’, destacou a coordenadora do Curso de Direito do Instituto Florence, Alyne Caldas. ‘Agradeço também o forte envolvimento dos alunos com a Jornada tanto na comissão organizadora quanto na mostra científica. Eles também contribuíram para o sucesso do Juris’, acrescentou.

Os participantes aproveitaram cada momento de interação com os conferencistas e exploraram bastante a oportunidade para esclarecer dúvidas e questionamentos. Para Patrícia dos Santos, da comissão organizadora, a experiência foi proveitosa. ‘Foi um aprendizado constante em cada dia e pude me sentir muito útil, porque ajudei na construção do evento que foi muito organizado no atendimento aos participantes’, contou a aluna do 1º período do curso de direito do Florence. ‘O melhor do evento foram os palestrantes, todos os de alto nível, bastante experientes na profissão e que puderem explanar um pouco mais a respeito do direito para todos nós’, acrescentou.
O Juris Florence foi uma realização do Curso de Direito do Instituto Florence, com o patrocínio da Livraria Themis e apoio da Moda Jurídica e Comissão Própria de Avaliação – CPA.

Mostra Científica

A programação contou ainda com a Mostra Científica de Trabalhos, um espaço para a exposição de trabalhos científicos na forma de pôsteres. Houve ainda a apresentação musical dos alunos do 1º período do curso de direito da Faculdade, orientada pelo professor Josenildo Brussio.

Para a professora Heliane Fernandes, uma das avaliadoras dos trabalhos, a mostra tem por interesse fomentar a produção acadêmica dos alunos e despertar a preocupação, desde o começo do curso, de se habituar ao mundo jurídico, os termos técnicos e própria estrutura de apresentação dos trabalhos. ‘Tivemos uma grande procura e participação dos alunos na mostra científica. E o mais interessante foi a percepção deles em trazer trabalhos atuais, de relevância no cenário jurídico, em especial, na área da jurisprudência, o que os tribunais estão pensando e decidindo sobre determinadas questões como o aborto de anencéfalos, por exemplo’, acrescentou a professora.

‘A experiência nos proporcionou mais conhecimento e a própria troca de informações sobre cada trabalho amplia a nossa formação, acrescenta uma nova informação, outro ponto de vista sobre determinado assunto’, explicou Jefferson Teixeira, do 1º período de direito. ‘Esse momento vale para o resto do curso e nos deixa mais preparados para os próximos trabalhos’, disse.

Depoimentos

Eduardo Melo, 2º período do curso de direito – ‘Nesses dois dias de Juris Florence tivemos contato com grandes juristas, profissionais de alto nível na área, e que contribuíram muito na ampliação do nosso conhecimento, uma vez que proporcionaram a toda a comunidade acadêmica conhecer um pouco mais sobre o direito, a Constituição, a democracia, assuntos estes de extrema importância’.

Wilkanderson, 2º período do curso de direito – ‘As palestras foram de alto nível e com uma temática bem atual e passível de discussão constante. O Instituto Florence está de parabéns por ofertar eventos que aprimoram o nosso crescimento intelectual e permitem a interação com outros alunos e profissionais’.

Matéria Veiculada no Jornal Pequeno – Edição de 29.04.2012