Alunos promovem 1ª Mostra Farmacobotânica

Graduação | 28/05/2012

Os alunos do Curso de Farmácia promoverão a 1ª Mostra de Farmacobotânica, nos dias 08, 09 e 10 de Junho, no Instituto Florence de Ensino Superior. Com o intuito de proporcionar conhecimento teórico e prático, a Mostra pretende ser um instrumento de ensino, pesquisa, extensão. Nesta primeira edição o tema em destaque é: “Farmacobotânica e Qualidade de Vida”.

No dia 08, a 1ª mostra de Farmacobotânica contará com a presença da Professora Dra. Terezinha Rego, que ministrará a palestra “Fitogeografia das Plantas Medicinais/Fitoterapia para portadores de HIV”, e da Professora Kallyne Bezerra, com a palestra Fitoterapia: da Pediatria à Terceira Idade/Assistência Farmacêutica”. Haverá exposição de plantas medicinais e tóxicas com curiosidades do mundo vegetal, preparo de xaropes, pomadas, sabonetes e, ainda, oficina de mudas, práticas laboratoriais, alimentos naturais e mini-herbário.

Já no dias 09 e 10, o evento tem continuidade com as curiosidades do mundo vegetal e visitas ao Parque Botânico da Vale, encerrando assim as atividade realizadas na 1ª mostra de farmacobotânica.

Entre os objetivos do evento, dois merecem destaque: alertar a população acerca de acidentes por contato, inalação e ingestão de plantas tóxicas e dos riscos de intoxicação em crianças, como também propiciar espaço para extensão e pesquisa científica dos alunos do Florence e de outras instituições.

Em razão de esse público ser carente de uma ampla discussão sobre a caracterização biológica das espécies vegetais e suas diversas aplicações na profissão farmacêutica, faz-se necessária a realização deste evento científico, preparando os acadêmicos para enfrentarem o mercado de trabalho, em conformidade com as competências por ele exigidas.

A organização do evento é do Professor Fabrício Drummond Vieira da Silva e dos alunos do 3º período da disciplina de Farmacobotânica. A Mostra terá como público-alvo acadêmicos de Farmácia e áreas afins de todas as instituições de ensino superior e profissionais Farmacêuticos.