As primeiras turmas dos cursos de Técnicos em Enfermagem, Segurança do Trabalho, Edificações, Eletrotécnica e Técnico em Administração, recebidas pelo Instituto Florence de Ensino Técnico, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), por meio do programa Mediotec, estão atualmente cursando a etapa que abrange aulas teóricas e práticas, para ao final começarem o tão esperado ciclo de estágios. A execução desses importantes cursos recebe o selo de excelência da marca FLORENCE, sempre aliando a qualidade da formação profissional, à finalidade de exigir dos alunos alto desempenho. Além disso, a construção técnica e humanística dos mencionados cursos se enquadra perfeitamente na missão institucional do FLORENCE de prestar serviços educacionais de qualidade, com o melhoramento contínuo dos processos e do ambiente escolar, e atuação de forma séria e comprometida, visando a preparar os seus futuros egressos para as crescentes complexidade e competitividade do mercado de trabalho, direcionando-os ao pleno sucesso em suas escolhas profissionais.
O Mediotec é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca fortalecer e ampliar a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos simultâneos para alunos regularmente matriculados no ensino médio nas redes públicas de educação, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (PRONATEC), do Governo Federal. Seu objetivo é fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo. Essa formação integrada é uma tentativa de viabilizar para jovens alunos do ensino médio uma dupla certificação. O programa do Ministério da Educação oferece 107.465 vagas em 131 cursos técnicos gratuitos a alunos da rede pública de ensino. Não há prova seletiva para ingressar nos cursos e nem são cobradas taxas para os alunos.
O público alvo são apenas alunos regularmente matriculados no ensino médio das redes públicas de ensino, preferencialmente que estejam cursando o 2° ano do ensino médio, de maneira que a formação técnica seja finalizada juntamente com a formação regular. Os critérios variam para cada Estado, mas em geral, são consideradas as características socioeconômicas e as atividades de interesse do jovem aluno. E o Instituto Florence recebeu, pela primeira vez em parceria com o Governo Federal, 450 das vagas oferecidas para os Cursos Técnicos, contribuindo assim, para a formação de jovens que necessitam e desejam uma oportunidade no mercado de trabalho assim que acabarem o ensino médio.
‘É uma forma de apoiar os estudantes da rede pública que optam pela formação profissional de forma concomitante ao curso regular a terminarem o ensino médio já com a possibilidade de conseguirem um emprego”, garante a diretora acadêmica do Florence, Ildoana Paz Oliveira.
Segundo a coordenação dos cursos técnicos do Florence, que também responde pelo do Mediotec, os cursos oferecidos pela Instituição, vão além de teoria e prática, porque englobam toda uma forma de como pensar e viver. As disciplinas se cruzam em informações para que os alunos saiam mais maduros e conscientes de como praticar a cidadania, com uma elaboração crítica, trabalhando assim, a construção da formação de cada um. O programa é um resgate de jovens para que estes se transformem em multiplicadores da prática da cidadania, e o Florence tem a responsabilidade de fazer a diferença na vida destes jovens.
Na disciplina Fundamentos da Enfermagem os alunos têm um primeiro contato em relação aos cuidados com o paciente, que vão desde a higiene, curativos, sinais vitais, pressão e temperatura. Sempre dividindo o aprendizado em teoria e prática. E quando eles estão no laboratório é disponibilizado pela instituição todo o material necessário para que eles realizem os procedimentos práticos, sob a supervisão do professor. “Esses alunos do Mediotec estão muito empenhados em buscar essa formação de qualidade, e o Florence oferece essa formação completa, com todo sua equipe de professores, coordenadores e direção, para que esses alunos estejam preparados para o mercado de trabalho.” Explicou a professora e enfermeira Marina Muniz
O aluno do curso de técnico em enfermagem, Guilherme Rodrigues Santos, de 16 anos, fala sobre a experiência e esta oportunidade que o Florence Técnico oferece para jovens estudantes. “Aqui, estou começando a realizar meu sonho. Escolhi essa área porque trago isso comigo, a vontade de cuidar. Então, eu estou muito feliz por essa oportunidade que o Florence está me dando de realizar meu sonho e ter a chance de ingressar no mercado de trabalho, como um profissional bem preparado e com a capacidade de alcançar sonhos maiores.”
Alunos do Curso de Técnico em Eletrotécnica, depois de receberem explanações teóricas em sala de aula, com a exibição de vários vídeos, abordando temas sobre as diversas normas de segurança, para evitar acidentes, receberam instruções em atividades práticas, sempre com a orientação do professor, aprendendo sobre o manejo de aparelhos eletrônicos, de como montar e desmontar as peças e instalação elétrica residencial de baixa tensão, até chegar o momento em que estarão aptos a fazerem uma instalação elétrica próxima da realidade, que é exatamente o que eles vão encontrar no mercado.
Geiciane Maia Almeida, aluna do curso de eletrotécnica, vislumbra grandes oportunidades em uma área antes predominantemente masculina. “Essa é uma ótima oportunidade de fazer algo que sempre quis, mas que achava complicado por ser mulher. Hoje, já não penso assim e só vejo possiblidades aqui, porque são poucas as instituições que oferecerem essa chance para jovens como nós.”
Cerca de 67 alunos das primeiras turmas do curso de Técnico em Administração matutino e vespertino, recebidas em agosto de 2017 e que acabam de concluir parte do curso, que teve a duração de 10 meses entre aulas teóricas e práticas, agora estão partindo para a etapa de estágios. O aluno João Victor Lindoso Serra, de 18 anos, um dos alunos do curso de Técnico em Administração, que seguirá agora para a etapa de estágio, comenta sobre o que aprendeu e suas expectativas para o futuro. “Depois de passar pelo aprendizado teórico e prático, onde aprendi como ser um bom técnico e que a administração vai além de só saber contar ou somar os números, tenho conhecimento do significado de uma empresa e o seu funcionamento, como cuidar do funcionário, como deve se comportar um funcionário e que tipo de funcionário contratar. Aprendemos na disciplina de “Gestão Ambiental”, que as empresas atualmente estão buscando funcionários que entendam sobre o assunto, porque pretendem obter lucro por meio da sustentabilidade, ajudando o planeta. E agora, na reta final, partindo para a fase de estágio, as minhas expectativas são as melhores e eu só tenho a agradecer ao Florence por me qualificar a ser um funcionário capacitado e moderno, e espero que o futuro seja grandioso, graças ao Florence.
“Esses alunos estão saindo daqui levando não somente conhecimentos sobre administração, mas também como se portar no ambiente de trabalho, desenvolvimento da oratória, uma boa escrita e esclarecimentos sobre como trabalhar em equipe, tudo em um ambiente estável e acolhedor. Eles aprenderam, especificamente na disciplina de Gestão Ambiental, que administração não é só cálculo e que um administrador pode e deve contribuir com a preservação da natureza. Hoje, o meu sentimento é o de dever cumprido, porque fizemos o melhor e conseguimos passar para os nossos alunos toda nossa qualidade de ensino”. Declarou a professora de Gestão de Recursos Humanos, Luana Costa Silva.
O Instituto Florence de Ensino acredita que na formação desses jovens o que importa não é apenas a questão profissional, mas a formação de um aprendizado para a vida, onde seus alunos recebem muito mais que uma visão técnica, mas uma nova maneira de enxergar sobre tudo, de como trabalhar em grupo, respeito ao próximo, oferecendo apoio e direcionamento para a definição de suas carreiras profissionais. A capacidade inovadora e comprometimento com o bem-estar social são objetivos que nos impulsionam a oferecer educação de qualidade superior, guiando-se pelos valores institucionais da relação ética, com responsabilidade social e qualidade de serviço.