O Instituto Florence de Ensino Técnico, por meio de sua Unidade Cohab, realizou na última sexta-feira (13), um evento em alusão ao “Dezembro Vermelho”, com palestras e exposições de trabalhos, tendo como objetivo conscientizar e sensibilizar a população sobre a prevenção e o tratamento precoce contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), a Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Este período foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial contra a Aids, celebrado no mundo inteiro em 1º de dezembro.
“Os professores da Unidade da Cohab apresentaram este projeto para a coordenação, nós apoiamos essa ideia e desenvolvemos o trabalho junto com os professores. Envolvemos todos na elaboração do projeto e graças a Deus tivemos muito sucesso, a nossa meta era um evento com a participação de 200 pessoas e conseguimos superar essa expectativa. As palestras foram muito esclarecedoras e percebemos uma receptividade muito grande dos alunos sobre o assunto, visto ainda como algo proibido. Todos precisam entender que a doença não é um decreto de morte, claro que é necessário a prevenção, mas sabe-se que é possível conviver com a enfermidade e ter uma vida normal”. Explicou a coordenadora pedagógica dos Cursos Técnicos do Florence- Unidade Cohab- Alessandra Reis.
O evento aconteceu no Auditório Antônio Ives, de 8h às 12 e de 14h às 18h, e foi aberto para acadêmicos e profissionais da área da saúde, com carga horária de 10h.
A aluna Ana Maria Alves da Silva, do Curso Técnico em Enfermagem, comentou sobre a sua participação no evento. “Daqui eu vou levar uma experiência muito boa, porque aprendi sobre conteúdos que eu ainda não sabia, e vou repassar tudo que aprendi para outras pessoas. Discutir esse tema é muito importante pra quebrar o tabu que ainda existe na nossa sociedade, porque existem aqueles que não aceitam ainda falar sobre o assunto HIV/Aids.