Dia do nutricionista: Florence homenageia alunos e docentes nesta data especial

Comemoração acontece nesta data em virtude da criação da Associação Brasileira de...
Graduação | 31/08/2020

Profissional da área da saúde com fundamental importância na sociedade, o nutricionista é homenageado nesta segunda-feira, 31 de agosto. A data foi escolhida em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu neste mesmo dia, no ano de 1949. Hoje, a classe é representada pela Associação Brasileira de Nutrição (ASBRAN), mas a data permanece inalterada. A Faculdade Florence aproveita a oportunidade para homenagear todos os seus alunos e docentes do curso de Nutrição neste dia especial.

“O Nutricionista é um profissional da área da saúde que tem uma importância considerável na sociedade porque ele estuda a relação entre o homem e o alimento. Seja essa relação biológica, cultural ou socialmente falando. Ele tem o conhecimento técnico necessário para orientar a população sobre uma alimentação e nutrição adequadas em diferentes fases da vida tanto para prevenção quanto para tratamento de diversas doenças”, descreveu a professora Nádia Matias, coordenadora do curso de Nutrição da Florence.

“A Nutrição me encantou”

Nutricionista há 7 anos, a professora Nádia revela que escolher um curso na área da saúde sempre foi a sua prioridade, mas a Nutrição foi a profissão que mais a encantou. Segundo a docente, para ser um bom nutricionista são necessárias algumas habilidades que podem ser adquiridas, mas, muitas delas, são inatas a um profissional diferenciado. “A ciência da Nutrição está cada vez mais em desenvolvimento, por isso, para ser um bom profissional, é necessário estar estudando constantemente, em permanente evolução. Da mesma forma, é necessário ser sensível à realidade do outro, tendo em vista que a Nutrição vai muito além de um contexto biológico. É necessário ter e desenvolver essas habilidades para ser um bom profissional”, explicou.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área da Nutrição é vasto e está em constante expansão, conforme a coordenadora. “A ciência da Nutrição está nesse processo de crescimento, por isso costumamos dizer que ela é a ciência do presente e do futuro também”, comentou, destacando que, dentre as áreas de atuação do nutricionista estão: a área clínica; consultórios; ambulatórios; hospitais; a área esportiva; de gestão de unidades de alimentação e nutrição; indústrias de produção de alimentos, dentre outras.

“Se compararmos com o cenário de 10 anos atrás, veremos que as pessoas hoje têm uma compreensão muito mais clara do que é um nutricionista. Isso é reflexo do crescimento e da expansão da profissão”, pontuou a docente. Para se destacar nesse vasto mercado, contudo, é necessário dedicação, acrescentou Nádia. “O que vai fazer a diferença em um profissional é ele se especializar, estudar sempre, buscar e trabalhar para desenvolver esses diferenciais porque o mercado tem condições de abranger todos esses profissionais, mas a dedicação na busca pelo diferencial é que fará a diferença”, aconselhou.

História

O primeiro curso de Nutrição do Brasil foi criado em 24 de outubro de 1939, na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. O curso tinha duração de um ano, era ministrado em tempo integral e dividido em quatro períodos. Em 1966, o período para a conclusão passou para três anos. Em 1972, o Ministério da Educação estabeleceu que tais cursos teriam a duração de quatro anos, divididos em oito semestres.

A Lei nº 5.276, de 24 de abril de 1967, regulamentou a profissão do nutricionista. Em 20 de outubro de 1978, foi sancionada a Lei nº 6.583, que criou os Conselhos Federal e Regionais de Nutricionistas com a finalidade de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício profissional. A instalação dos Regionais foi feita a partir de 1980.

A criação do primeiro Programa Nacional de Alimentação e Nutrição, em 1972, impulsionou a criação dos cursos de Nutrição e o mercado de trabalho para os nutricionistas. Consequentemente, a profissão se expandiu dos hospitais e Serviços de Alimentação da Previdência Social (SAPS) para efetivamente assumir as escolas, os restaurantes de trabalhadores, docência, indústria, marketing, nutrição em esportes, saúde suplementar, núcleos de assistência à saúde da família. Esta ampliação de áreas se mantém até hoje.

Nutrição na Florence

Para se tornar um bom profissional nutricionista é necessário ir além do dia a dia acadêmico e, para isso, o curso de Nutrição da Florence, que possui NOTA 4 na avaliação do MEC, oferece diferenciais para garantir que o estudante tenha todas as ferramentas necessárias para se tornar um profissional de sucesso. “A matriz curricular, toda a organização de estrutura, laboratórios, a seleção do corpo docente, tudo foi pensado para que o aluno tenha a melhor formação possível dentro do contexto atual. A Faculdade Florence já tem 20 anos de atuação em São Luís e é reconhecida por entregar profissionais de destaque ao mercado de trabalho nas mais diferentes áreas”, destacou Nádia Matias.

Se o seu sonho é se tornar um profissional nutricionista, então chegou a sua hora! Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2020.2 da Florence! Os interessados em cursar Nutrição na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda poderão obter uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2020.2. Inscreva-se agora.

*Consulte condições aqui.