Como conquistar um mindset financeiro próspero

Como conquistar um mindset financeiro próspero

Mudar a cabeça é o primeiro passo para o crescimento
Ciências Contábeis | 10/09/2020
Compartilhe :

Que a pandemia mexeu com a vida do mundo inteiro, não é novidade para ninguém. Porém, algumas pessoas foram mais afetadas que as outras: perderam seus empregos, tiveram seus salários reduzidos, foram obrigadas a se adequar a um estilo de vida mais modesto.

No entanto, permanecer com o pensamento no que foi perdido não trará crescimento nenhum a ninguém. Pandemia à parte, qualquer crise exige resiliência e readaptação à condição do momento, o que significa que o primeiro passo para a melhoria é a mudança de pensamento.

Neste sentido, o professor Halbert Andrade, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence e estudioso do campo das finanças pessoais e educação financeira, traz à luz maneiras de melhorar esse mindset (mentalidade), principalmente o financeiro, e deixá-lo mais apto à riqueza e prosperidade.

“O mais importante nestes momentos é não se lamentar, é ter uma mudança de postura. Se fortalecer, buscar motivação dentro de si para continuar. O primeiro passo é fazer uma reflexão pessoal interna sobre o caminho que queremos trilhar em nossas vidas. É imperativo que sejamos pessoas fortes, resilientes e que tomemos de volta o rumo das nossas vidas”, enfatizou o professor.

Para mudar a situação é necessário compreender que o próprio sucesso depende, entre outros fatores, do esforço e da determinação que cada um aplica em seus objetivos. “A gente tem que fazer acontecer! Para que haja uma mudança de mentalidade financeira, primeiro tem que haver a mudança de mentalidade. Faz-se necessária uma mudança interna, pessoal”, esclareceu.

Ainda segundo o professor Halbert, é preciso resgatar a si mesmo, além de valores como honestidade, justiça, determinação, coragem e motivação. “Se eu conseguir ser uma pessoa melhor, naturalmente serei um filho melhor, um pai melhor, um estudante, um empregado, um empreendedor melhor, ou seja, tudo em minha vida vai melhorar e, consequentemente, a minha vida financeira”, pontuou.

Trazendo o dinheiro para a vida

Com a mudança da mentalidade em curso, a construção do mindset financeiro próspero também começa a se tornar realidade. Como consequência, as pessoas tendem a buscar soluções para gerar mais lucro, como atividades que tragam renda extra ou uma nova fonte de renda.

“Num momento tão difícil de crise, nossa determinação e criatividade têm que prevalecer. Opções nós temos das mais variadas. Você pode simplesmente fazer um brigadeiro para vender na porta de uma empresa ou na porta do terminal de integração de ônibus. Muitas pessoas estão fabricando máscaras e vendendo para as pessoas conhecidas, daí você pode criar um perfil nas redes sociais e divulgar seu trabalho para ter um alcance maior”, exemplificou.

Há também outras opções, como ser motorista de aplicativo, em que você pode começar a trabalhar mesmo que não tenha veículo próprio, simplesmente alugando um carro. Os aplicativos de entrega de comida também são uma opção, pois as entregas podem ser feitas até mesmo de bicicleta.

“Depende da sua vontade, da sua necessidade e determinação. Não ter vergonha de realizar um trabalho manual ‘mais pesado’. Dessa maneira, a gente vai encontrando e até criando as oportunidades. Um ramo que sempre oferece oportunidades é o da alimentação, seja de almoço, sobremesa, churrasquinho… Em algum lugar movimentado é sempre uma boa opção”, complementou o professor.

Nem sempre as iniciativas planejadas dão certo, mas é preciso continuar tentando. No entanto, corre-se menos risco investindo em algo que você tenha conhecimento. “O conselho que dou é: não tente se arriscar em coisas que você não conhece. Comece pelo ‘feijão com arroz’, aquilo que é mais simples para você, que você domina. Por isso sempre falo da importância e da necessidade dos estudos. Quando você estuda, adquire conhecimento sobre algo, se aprofunda, se aperfeiçoa. Então o investimento em educação é primordial”, concluiu.

Notícias Relacionadas