Ensino remoto: Florence disponibiliza acesso à internet para alunos durante a pandemia

Iniciativa visa ajudar os acadêmicos a acessar conteúdos e finalizar atividades letivas
Notícias Gerais | 11/09/2020

Por conta da Pandemia de Covid-19, o ensino superior foi uma das áreas que mais sofreu mudanças e teve que, rapidamente, se adaptar à nova realidade. Após meses afastados, presencialmente, da Faculdade Florence, os acadêmicos, professores e colaboradores estão vivenciando uma nova rotina na volta às atividades, seguindo protocolos rígidos de higiene e distanciamento social.

Durante esse período, uma ferramenta tem sido fundamental na continuidade das aulas, mesmo à distância: o ensino virtual.  A necessidade do isolamento social mostrou a importância da internet no acesso à educação, mas a indisponibilidade de sinal para acesso ao ambiente virtual é uma realidade para muitos brasileiros.

Percebendo a dificuldade de alguns alunos, a Florence disponibiliza, através do projeto de inclusão tecnológica, a utilização de seus laboratórios de Informática e salas de aula com pontos de wi-fi para que todos possam acessar conteúdos acadêmicos e finalizar atividades letivas.

“Como o decreto da pandemia, à época, não nos permitia receber os alunos, a gente não pôde facilitar esse processo. A partir do momento que foi liberado o trânsito na instituição, a Florence imediatamente tornou público para a comunidade acadêmica que o aluno que não dispõe ou possui dificuldade de acesso à internet para o desenvolvimento das atividades, além das suas aulas remotas, pode agendar um horário em nosso laboratório de informática, assim como em outros espaços, e ali ele vai dar continuidade às suas tarefas”, explicou a diretora pedagógica de ensino técnico do Instituto Florence, Prof.ª Ildoana Paz.

“Apesar dos alunos possuírem internet com banda larga, ainda há casos em que a rede apresenta sinal limitado ou fraco, dificultando a rapidez na conexão. Nossa estrutura é adaptada com uma internet de alta velocidade e compartilhamos com os alunos todos os espaços físicos para que eles possam utilizar e realizar seu estudo de forma segura. Também adaptamos nossas salas de aula, grande parte conta com aula por videoconferência, nas quais o professor leciona a disciplina via transmissão on-line para os alunos que estão assistindo em casa. Além disso, com esse sistema, as salas também foram equipadas com ferramentas que permitem que o estudante traga seu notebook, acesse a nossa internet e desenvolva suas atividades letivas”, destacou.

Agendamento

Os estudantes podem fazer o agendamento através da coordenação do curso, que envia a solicitação para o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). Após confirmação, a instituição entra em contato com o aluno para consolidar a solicitação.

Todos são orientados a cumprir os protocolos de higienização das mãos, uso da máscara e distanciamento social. “O aluno utiliza o tempo que for necessário para cumprir com sua agenda diária. Isso tem facilitado bastante e se tornou um diferencial para os acadêmicos, que percebem o cuidado da instituição com o acompanhamento de cada um nas atividades. Nós nos preocupamos com a qualidade do ensino e não apenas em jogar conteúdo para o aluno ou deixar que ele por si só se vire com suas dificuldades”, ressaltou.

“A instituição está vivendo nessa era de pandemia, que nos tem demandado as atividades remotas. Percebemos algumas dificuldades e temos buscado formas de contribuir com esse aluno. Hoje, nós temos um número grande de acadêmicos que têm feito uso desse espaço, tem dado certo, eles estão inseridos e bem acolhidos dentro da nossa instituição”, finalizou a Prof.ª Ildoana Paz.