Professor do Direito tem artigo publicado em Revista com conceito Qualis A2

Artigo apresenta uma reflexão crítica da relação do homem com a natureza
Direito | 22/09/2020

O professor Rodrigo Desterro, do curso de Direito da Florence, teve um artigo publicado na Revista de Políticas Públicas da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Intitulado “Antropocentrismo e Refugiados Ambientais”, o texto foi realizado em conjunto com docentes de outras instituições e apresenta uma reflexão crítica da relação do homem com a natureza no contexto da sociedade capitalista.

A publicação deriva dos trabalhos apresentados na mesa Coordenada Temática propostos na última Jornada de Políticas Públicas por ele, pela Profa. Cláudia Gonçalves (UFMA), o Prof. Thiago Alisson (UEMA) e professor Márcio Seligmann- Silva (UNICAMP) e articula temas como Política, Direito, Arte e Filosofia.

Confira o artigo na íntegra por meio deste link.

Resumo do artigo

Apresenta-se uma reflexão crítica sobre os caminhos da técnica com destaque para a sua relação com uma economia capitalista que vê na natureza apenas uma fonte de lucro. Analisam-se as relações entre a teoria da sociedade do risco, a formação dos refugiados ambientais e as históricas violências estruturais que demarcam o Brasil Contemporâneo. Por outro lado, a realidade da fauna brasileira e o cenário de violação causado pelo ser humano como uma força geológica prejudicial à preservação dos animais não humanos têm sido fator que contribui para o agravamento da situação ambiental. Discutem-se as contradições do contrato político quando se trata da proteção dos animais não humanos.

Sobre o periódico

A Revista de Políticas Públicas (RPP) é um periódico acadêmico semestral do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em circulação desde o ano de 1995, destina-se à publicação de trabalhos científicos elaborados por pesquisadores maranhenses, brasileiros e de outros países, com o propósito de promover e disseminar a produção do conhecimento, o debate e a socialização de experiências acadêmicas, quando consideradas relevantes para o avanço teórico-prático das Políticas Públicas.

A RPP possui conceito A2 no Sistema Qualis Periódicos na área de Serviço Social atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e é indexada em 10 (dez) bases de dados nacionais e internacionais.