Quem teve Covid-19 pode doar sangue?

Quem teve Covid-19 pode doar sangue?

Saiba se pode participar do “Florence Solidário” e outras campanhas de doação de sangue
Institucional | 22/09/2020
Compartilhe :

Por ser uma doença nova, a Covid-19 causa muitas dúvidas para toda a população mundial. Uma delas é relacionada à doação de sangue por quem já teve a doença. Segundo os critérios técnicos abordados pela Nota Técnica nº 13/2020¬CGSH/DAET/SAES/MS, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde, é necessário considerar algumas questões.

Se a pessoa já teve diagnóstico laboratorial ou clínico de contaminação pelo Coronavírus, ela não pode doar sangue por um período de 30 dias após a recuperação completa da doença. Ou seja, quando ela não apresentar nenhum sintoma ou sequela que possa impedir a doação.

Para quem teve contato com alguém com diagnóstico comprovado de contaminação, nos últimos 30 dias, a recomendação é que passe 14 dias sem doar, contados a partir do último dia de contato.

Se você voltou recentemente de algum país com transmissão local e casos confirmados da doença, você estará inapto para doar também por um período de 14 dias, contados a partir do dia da chegada da viagem.

Aqueles que estiverem em isolamento voluntário ou indicado por profissionais de saúde por apresentar possíveis sintomas de Covid-19 também não devem doar enquanto durar o isolamento, que deve ser de, no mínimo, 14 dias.

No documento, a Anvisa ainda reitera que, até o momento, não existe evidência de transmissão do Coronavírus por meio de transfusão de sangue, portanto essas medidas visam à precaução.

Florence Solidário

No dia 30 de setembro, das 9h às 16h, a Faculdade Florence realizará, em suas instalações, a campanha “Florence Solidário”, cujo objetivo é ajudar o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) a aumentar o seu estoque de sangue, que se encontra muito baixo por conta da pandemia do Coronavírus.

Assim, quem está interessado em participar do evento, mas estava preocupado se poderia, pois teve Covid-19, agora já sabe quais são as condições relacionadas à doença para a doação sangue.  Para participar, inscreva-se neste link https://forms.gle/APzuyycZkKSuNLh47 até o dia 29 de setembro.

No dia da ação, o voluntário passará por uma triagem, procedimento padrão para seguir com a doação de sangue, e deve apresentar documento de identidade com foto. Podem doar pessoas entre 16 e 69 anos, que pesem mais de 50kg e estejam em bom estado geral de saúde, bem alimentados, tendo evitado o consumo de alimentos gordurosos antes da doação, e tenham dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Notícias Relacionadas