Canal Florescer: psicólogo fala sobre sofrimento psíquico e suicídio

Igor Serafim, psicólogo do Instituto Ruy Palhano, foi o convidado da live semanal
Institucional | 24/09/2020

“O sofrimento psíquico e sua relação com o suicídio” foi o tema de mais uma edição do Florence Orante, projeto Canal Florescer. O psicólogo Igor Serafim, do Instituto Ruy Palhano, foi convidado pela secretária acadêmica da Faculdade Florence, Sandra Pinto, para dialogar sobre o Setembro Amarelo na live do projeto, realizada toda quarta-feira no Instagram da Florence, @florence_superior.

“O Florence Orante, projeto Canal Florescer, é um espaço para o nosso fortalecimento espiritual e também um espaço social com apoio psicológico nesse período tão desafiador”, explicou a secretária acadêmica da Florence, Sandra Pinto.

O convidado dessa semana, conforme Sandra Pinto, além de psicólogo, possui especialidade em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, com atuação no Instituto Ruy Palhano. Para Sandra, abordar este tema e trazer esse profissional renomado proporcionou à comunidade acadêmica um apoio emocional, como já tem sido, durante este período de pandemia. “Sabemos que este é um período difícil, desafiador, em que as pessoas estão sendo muito afetadas emocionalmente, com a ansiedade passando da normalidade. Então, esse é o objetivo desse encontro. Levar conhecimentos, além de palavras positivas, de renovação e conforto, algo importantíssimo neste momento que estamos passando”, complementou.

Setembro Amarelo

O psicólogo abordou questões voltadas à prevenção da depressão e do suicídio. “Sou muito grato por esse convite, por estar participando e contribuindo um pouco mais com o conhecimento de todos. É importante essa interação, essa via de mão dupla, para que a gente possa transmitir conhecimento e também receber. Nós estamos no ‘Setembro Amarelo’, que faz alusão à prevenção ao suicídio, que é um tema que necessita ser falado. É uma campanha que foi criada no Brasil em 2015, fruto do trabalho conjunto entre o Centro de Valorização da Vida (CVV), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)”, afirmou Igor Serafim.

Segundo o psicólogo, todos os anos são registrados cerca de 10 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão no mundo. “A cada segundo, uma pessoa comete suicídio no mundo. O Brasil é o oitavo colocado no ranking de países com mais casos de suicídios. São dados muito importantes que a gente precisa ter um olhar diferenciado e de alguma forma transformar essa realidade, levar informação para todos e para as pessoas que estão em sofrimento psíquico”, ressaltou.

Perdeu essa edição do Florence Orante?! Clique aqui e assista na íntegra!