Dia Mundial do Coração incentiva população a ter hábitos mais saudáveis

Nesta terça-feira (29) é celebrado o dia do coração e a Florence separou dicas valiosas....
Datas Comemorativas | 29/09/2020

Nesta terça-feira (29) celebramos o Dia Mundial do Coração. A data foi criada pela Federação Mundial do Coração (World Heart Federation) com o objetivo de conscientizar a população a respeito da importância de manter um estilo de vida saudável para evitar doenças cardíacas. No Brasil, cerca de 290 mil pessoas morrem de doenças cardiovasculares anualmente e, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), elas são a principal causa de morte ao redor do globo.

“As doenças cardiovasculares constituem uma das principais causas de morte no mundo. Portanto, é necessário estarmos atentos à nossa saúde cardiovascular, principalmente se já temos algum fator de risco (sobrepeso, obesidade, hipertensão arterial, entre outros). O Dia Mundial do Coração tem por objetivo chamar a atenção da população e conscientizar sobre a saúde cardiovascular e sobre a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável”, destacou a coordenadora do curso de Nutrição da Florence, professora Nádia Matias.

A prevenção de mortes decorrentes de doenças cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e a endocardite, está diretamente ligada a hábitos de vida saudáveis, por isso a Florence chama atenção para a questão e traz valiosas dicas para sua comunidade acadêmica.

Mudança no estilo de vida

“Para prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, bem como dos seus fatores de risco, se faz necessário, além do tratamento medicamentoso, realizar mudanças de estilo de vida que envolvem prática de atividade física e hábitos alimentares saudáveis. Portanto, a adoção de uma alimentação adequada é parte fundamental da prevenção primária e secundária das doenças cardiovasculares”, comentou a coordenadora do curso de Nutrição da Florence.

Conforme a docente, no Brasil, observa-se uma redução do consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, ao mesmo tempo em que há um aumento do consumo de alimentos ultraprocessados, que são maléficos para o coração. “Os alimentos ultraprocessados têm baixa qualidade nutricional, elevada quantidade de sódio, gorduras e açúcares, além de aditivos químicos com efeitos desconhecidos em nossa saúde. Portanto, o consumo desses alimentos deve ser evitado pelas consequências negativas para a saúde, aumentando o risco desenvolver doenças cardiovasculares”, explicou.

Alimentos benéficos para o coração

De acordo com a professora Nádia Matias, há alimentos que são benéficos para o coração. “Os padrões alimentares cardioprotetores são compostos por alimentos que contêm substâncias que protegem nosso coração, tais como: vitaminas, minerais, antioxidantes e fibras. Os alimentos in natura ou minimamente processados são ricos em tais substâncias, portanto devem ser a base da nossa alimentação. Um padrão alimentar cardioprotetor é caracterizado por: elevado consumo de frutas, vegetais, cereais integrais, azeite de oliva extra virgem, ingestão de peixes, ingestão moderada de leite e derivados desnatados, baixa ingestão de carnes vermelhas e alimentos ultraprocessados”, detalhou.

No Brasil, ainda conforme a coordenadora do curso de Nutrição da Florence, foi elaborada a Alimentação Cardioprotetora Brasileira (DICA Br) para pessoas com doenças cardiovasculares que já sofreram um evento cardiovascular (exemplo: infarto), e para aqueles com fatores de risco cardiovascular. “A orientação da DICA Br possui três eixos estruturantes: prescrição dietética facilitada, estratégia lúdica e gastronomia e regionalidade. A DICA BR incorpora todas as recomendações nutricionais para garantir que o indivíduo tenha uma dieta adequada do ponto de vista nutricional e cuide da saúde cardiovascular, além de ser um guia para profissionais da saúde quando realizarem orientações nutricionais”, finalizou.

Dica Florence: Cuide do seu coração para estar por ainda mais tempo ao lado de quem você tem guardado nele!