11 de outubro: Dia Mundial de prevenção da obesidade

Docente da Florence alerta comunidade acadêmica a respeito dos riscos da doença
Datas Comemorativas | 11/10/2020

De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2018, 55,7% da população adulta do Brasil apresenta excesso de peso e 19,8% está obesa. Outro dado preocupante é que 7,7% da população adulta possui diabetes e 24,7%, hipertensão. Extremamente assustadora, a realidade chama o alerta para o que se celebra neste dia 11 de outubro: a prevenção da obesidade. A Florence aproveita a data para alertar a sua comunidade acadêmica e trazer dicas para uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a professora Lilian Cavalcante, do curso de Nutrição da Florence, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, são considerados obesos indivíduos que apresentam o Índice de Massa Corporal (IMC), que representa o peso dividido pela altura ao quadrado, a partir de 30kg/m². “Entretanto, a partir de 25 kg/m2 já temos um diagnóstico de sobrepeso, que funciona como um alerta para que a população reavalie seu estilo de vida”, explicou a docente.

Problemas advindos com a obesidade

Conforme a nutricionista, a obesidade tem relação com diversos problemas na saúde. “Exemplos desses problemas são a diabetes, hipertensão arterial sistêmica, doenças renais, doenças reumatológicas, doenças pulmonares e câncer, pois ela gera ao organismo um padrão de comportamento hormonal muito prejudicial. O impacto da obesidade em qualidade de vida e aspectos econômicos é bem relevante”, explicou.

Diminuição da qualidade de vida é um fator extremamente associado à obesidade, de acordo com a docente da Florence. Ela destacou que os impactos da doença são bastante relevantes nesse sentido, podendo chegar até mesmo à impossibilidade de trabalho em algumas situações. “Sem falar nos gastos pessoais com medicamentos, convivência com doenças limitantes, entre outros. Além de impactar os gastos em saúde pública e comprometer em grande parte os recursos dos estados e municípios”, asseverou.

Combate à obesidade

O combate à obesidade está intimamente associado com a adoção de um estilo de vida mais saudável, o que, para a nutricionista Lílian Cavalcante, tem que partir de uma saúde pública que estimulem a prática de exercícios físicos e uma alimentação mais saudável. “Toda ação que estiver pautada nesses aspectos se torna importante”, reiterou, destacando a importância do Dia de Prevenção da Obesidade, celebrado neste 11 de outubro. “É um dia em que podemos sensibilizar as pessoas sobre a importância de prevenir o excesso de peso na forma de gordura e fazer com que elas reflitam sobre a importância de repensarem seus hábitos de vida e saúde. Essa reflexão terá que se organizar para além da estética. Precisamos pensar em saúde e a prevenção será sempre o melhor remédio”, finalizou.

Estude Nutrição na Florence

Estão abertas as pré-inscrições para estudar na Florence em 2021.1. Esta é a sua chance de estudar Nutrição numa Instituição que promove ensino de qualidade em toda a região, possuindo uma atuação sólida há mais de 20 anos no Maranhão.

O curso de Nutrição da Florence possui laboratórios específicos com excelente estrutura física, atividades de extensão vinculadas às disciplinas, corpo docente altamente capacitado e reconhecido, como a nutricionista Renara Leita, uma das melhores e mais atuantes do estado.

Com a formação em Nutrição, os alunos saem preparados para atuar na área de Nutrição Clínica, podendo empreender, abrindo seu próprio consultório e/ou atuar em hospitais e ambulatórios, a fim de melhorar as condições de saúde dos pacientes. Também pode focar na área da Nutrição Esportiva, que está em crescimento constante.

Ficou interessado? Então clique aqui e não deixe seu sonho para depois. Vem ser Florence