Fisioterapeutas comemoram seu dia neste 13 de outubro

Fisioterapeutas comemoram seu dia neste 13 de outubro

Florence parabeniza todos os discentes e docentes do curso de Fisioterapia pelo seu dia
Datas Comemorativas | 13/10/2020
Compartilhe :

Exercendo papel fundamental na sociedade, a Fisioterapia é uma prática que visa à recuperação e reabilitação de pacientes. Ela é uma ciência que ajuda a preservar, manter, desenvolver ou restaurar a saúde física de um indivíduo. É por meio das mãos dos fisioterapeutas que pacientes conseguem reabilitar sua capacidade física e melhorar sua qualidade de vida. Reconhecendo a importância da profissão, o dia de hoje, 13 de outubro, é a data escolhida para homenagear todos os profissionais da área, motivo pelo qual a Florence rende todas as homenagens aos seus discentes e docentes do curso de Fisioterapia neste dia especial.

Origem da data

A prática fisioterápica possui um histórico antigo, contudo a profissão só foi regulamentada alguns anos atrás. Foi apenas em 1969 que, por meio do decreto de lei 938, publicado no dia 13 de outubro, as atividades específicas que um fisioterapeuta deveria desenvolver foram definidas. O decreto ainda determinou a obrigatoriedade do curso superior para esse profissional. Os deveres e direitos dos profissionais da Fisioterapia, por sua vez, foram definidos somente em 1975, com a lei nº 6316.

Apesar da instituição do curso ter ocorrido há mais tempo, apenas cinco anos atrás, em 9 de janeiro de 2015, o dia 13 de outubro foi definido como o Dia do Fisioterapeuta. Isso ocorreu por meio da lei nº 13.084/2015, sancionada pela presidenta Dilma Rousseff.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia da Florence, profa. Beatriz Marroquim, a profissão tem recebido destaque nos últimos tempos nos mais diversos tratamentos, se mostrando fundamental na recuperação de diversas doenças. “A Fisioterapia está entre as profissões que nunca perdem espaço no mercado de trabalho. É uma área bastante ampla, abrangendo várias especialidades. O profissional da Fisioterapia, na atualidade, é muito mais requisitado do que há alguns anos. Segundo especialistas em carreiras para o futuro, a Fisioterapia é um dos campos que mais tem potencial para crescer”, revelou, destacando que, no Maranhão, então, a realidade se solidifica, haja vista que, conforme a docente, há uma escassez em algumas especialidades no estado.

Veja a importância do Fisioterapeuta para os pacientes com Covid-19 após a alta hospitalar.

Como ser um bom profissional na área?

Amor, dedicação e, acima de tudo, constante atualização. De acordo com a fisioterapeuta Beatriz Marroquim, essa seria a “fórmula” para se tornar um profissional destacado na área. “Para ser um bom profissional da Fisioterapia é necessário que estar em constante atualização. É fundamental ter respeito ao próximo cuidado e amor pela profissão. Também é essencial para o profissional ser comunicativo, saber trabalhar em equipe, liderança, tomada de decisão e educação permanente”, pontuou

A docente, que se declara uma apaixonada pela área, revela que a recuperação de pacientes é algo que a possibilita ver a magia dessa missão que escolheu seguir. “Escolhi a Fisioterapia por ser apaixonada pela área da saúde. A Fisioterapia nos possibilita trazer de volta aos pacientes a qualidade de vida que eles tinham antes de serem acometidos por alguma doença. Além de devolver um novo caminhar na vida das pessoas”, declarou.

Estude Fisioterapia na Florence

Uma formação de excelência é a base para qualquer profissional que busca fazer a diferença no mercado de trabalho. “A faculdade Florence oferece o curso de Fisioterapia com profissionais qualificados e estrutura completa. Os alunos terão estágios em todas as especialidades, facilitando a escolha da área de atuação. Hoje, a Faculdade Florence também tem curso de pós graduação na área hospitalar com estágios supervisionados”, ressaltou a coordenadora do curso, Beatriz Marroquim

Na Florence, os estudantes contam com excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

Com um mercado em expansão, a formação em Fisioterapia pela Florence permitirá uma rápida inserção no mercado, pois eles sairão prontos para atuar em diversos campos conhecidos, como traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, reumatologia, respiratória, neonatologia, desportiva (trata lesões em atletas) e home care. Além destes, eles também poderão atuar em áreas que estão em ascensão, como fisioterapia integrativa, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, uroginecofuncional, oncofuncional (tratamento de câncer) e terapia manual e em outras áreas como dermato-funcional, ergonomia e ginástica laboral, e outros.

Ser fisioterapeuta é o seu sonho? Então não deixe para depois! Aproveite que as pré-inscrições para o vestibular 2021.1 da Florence estão abertas e clique aqui para garantir a sua vaga.

Notícias Relacionadas