Florence parabeniza todos os professores pelo seu dia

Sem categoria | 15/10/2020

Professores são como as velas, sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros. Esta citação, que parafraseia o Padre Antônio Vieira, retrata bem o que é ser docente. Muito mais que uma profissão, educar é uma missão que o Instituto Florence compartilha, com orgulho, com cada um dos seus professores e professoras. Ao lado de cada um, essa Instituição se transformou em um sonho possível e, juntos, foi possível alcançar os destinos mais incríveis, formando mais de 20 mil profissionais no Maranhão e impactando sobremaneira o mercado da região.

Ao lado dos seus professores e das suas professoras, o Florence não formou apenas profissionais ao longo desse tempo, formou pessoas melhores, humanizadas, nas mais diversas áreas de atuação. E isso tudo só foi possível porque a Instituição sempre pôde contar com docentes altamente qualificados e comprometidos ao seu lado, eternizando o conhecimento e perpetuando a missão da Florence, desde a sua concepção.

Para homenagear todos os seus docentes, o Florence conversou com alguns alunos e egressos da Instituição, que fizeram questão de dizer por que os professores foram importantes em sua jornada e deixar uma mensagem especial para cada um deles. Confiram:

Adriano Soares, Direito, 4º período

“Os professores são de suma importância no processo de aprendizagem. A eles, devemos muito do que somos e do que seremos. Minha gratidão a todos os mestres, em especial aos da Faculdade Florence neste Dia dos Professores.”

Marlon Cardec, Enfermeiro – Egresso 2020.1

“Para mim foi muitíssimo importante a amizade que construí com meus professores ao longo da graduação. Cada palavra de incentivo, cada apoio nas atividades desenvolvidas, as cobranças que eles faziam sempre me fizeram querer demostrar o melhor de mim durante a graduação. Agradeço imensamente a cada um dos mestres que conheci durante esse período, não se limitando somente ao curso de Enfermagem, mas também aos professores de outros cursos que tive o prazer de conhecer e conviver com eles. Que eles continuem sempre assim, exercendo essa profissão tão nobre, com esse amor que eles demonstram para nós, formando não só profissionais, mas seres humanos melhores, inspirando muitos de nós a seguir o mesmo caminho que eles.”

Jucivane Ferreira, Cirurgiã-dentista – Egressa 2016.2

“Ser professor… Ser professor é colocar nos ombros, apontar caminhos, iluminar mentes, inspirar vidas e encorajar pequenos a se transformarem em gigantes!!! Ser professor é muito mais que ensinar como anestesiar, como preencher um periograma, como prescrever medicamentos ou como fazer o polimento e acabamento de resina, além de tudo isso, ser professor é ensinar através de atitudes, sorrisos e silêncios como ser um profissional de excelência e um ser humano com caráter!!! Vocês professores são as nossas bases, são nossos espelhos e são os nossos heróis!!! Feliz Dia dos Professores!!!”

Maria das Graças Gomes Santos, Odontologia, 6° período

“Os professores são de fundamental importância para a construção e o desenvolvimento do conhecimento. Quero agradecer a todos os professores que já tive, pois eles me inspiram e contribuíram para que eu nunca desistisse dos meus objetivos.”

Caio Tupinambá Calixto, Cirurgião-dentista – Egresso 2017.2

“Para mim, meus professores foram a base do profissional que sou hoje. Não digo isso somente no sentido de ensinar a Odontologia, pois isso é uma obrigação de um professor para com os seus alunos de Odonto. Digo no sentido de ensinar a como ser um dentista humanizado, como se comportar com nossos pacientes, ensinar que o mercado de trabalho satura para quem não é um eterno estudante. Aprendi com eles que devemos tratar nossos pacientes como nossos próprios filhos e dar sempre o melhor de nós para o cuidado da saúde oral deles, devolvendo sorrisos e saúde. Tenho carinho por cada um deles de forma singular. Para meus professores, eu deixo um eterno obrigado e uma promessa de que sempre honrarei todo o conhecimento dado a minha com tanta dedicação, garra e carinho. Serei uma referência na Odontologia e, durante essa busca eterna e prazerosa, levarei cada um deles comigo na memória e no coração.”

Vanessa Pavão, Advogada – Egressa 2019.1

“A profissão de professor é a mais nobre, pois são eles quem nos transmite conhecimento e nos prepara para o mundo. Além do ensino habitualmente ofertado pelas escolas e faculdades, eu tive a sorte de ter professores que se preocupavam com as características individuais de cada aluno, cuidado este que eu aprendi a ter e levarei por toda vida. Desejo a todos os professores da Faculdade Florence um feliz dia dos professores e que eles continuem desempenhando com excelência essa linda profissão.”

Curiosidades

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.