Docentes da Florence recebem homenagem no Dia do Professor

Celebração contou com homenagens nas redes sociais e entrega de brindes personalizados
Datas Comemorativas | 19/10/2020

O corpo docente da Faculdade Florence e do Instituto Florence de Ensino Técnico participou, na última quinta-feira (15), da comemoração do Dia do Professor. Eles foram homenageados com mensagens nas redes sociais, brindes personalizados e recepcionados com um momento de celebração na Sala dos Professores de cada unidade.

Ao lado dos seus professores e das suas professoras, a Florence não formou apenas profissionais ao longo desse tempo, formou pessoas melhores, humanizadas, nas mais diversas áreas de atuação. E isso tudo só foi possível porque a Instituição sempre pôde contar com docentes altamente qualificados e comprometidos ao seu lado, eternizando o conhecimento e perpetuando a missão da Florence, desde a sua concepção.

Depoimentos

“A homenagem aos professores é bastante válida, porque é a maneira de incentivar os professores, nos sentimos mais motivados a trabalhar nessa área. Como sabemos, não é uma atividade fácil, mas é muito prazerosa para nós que gostamos de estar em sala de aula e gerar mentes pensantes”, declarou o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Prof. Ronielle Sousa.

A coordenadora do curso de Enfermagem, Prof.ª Ana Larissa Nogueira, destacou a dedicação diária dos professores que buscam o ensino de excelência. “Dia muito importante para homenagear aqueles que são fundamentais para a transformação de realidades e que estão se reinventando neste momento, de acordo com as possibilidades tecnológicas. Profissionais indispensáveis ao desenvolvimento de todas as nações, que merecem respeito e valorização. Nós, da Faculdade Florence, em especial o curso de Enfermagem, parabenizamos e reconhecemos a relevância e a dedicação diária dos professores, que têm feito a diferença e devem ser enaltecidos”, destacou.

“Ser professor é mais do que formar profissionais, é formar pessoas para o mundo. Segundo o educador Ruben Alves, ‘Toda experiência de aprendizagem se inicia com uma experiência afetiva’ e isso vai muito além das salas de aula. Que sejamos bons exemplos em todos os campos das nossas vidas, pois não há nada mais poderoso do que exemplos a serem seguidos”, frisou o coordenador de Biomedicina, Prof. Stanley Galvão.

Origem da data

A origem do Dia do Professor se deve ao fato de, na data de 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I ter instituído um decreto que criou o Ensino Elementar no Brasil, com a instituição das escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Além disso, o decreto estabeleceu a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores.

Tempos depois, mais precisamente no ano de 1947, o professor paulista Salomão Becker, em conjunto com três outros profissionais da área, teve a ideia de criar nessa data um dia de confraternização em homenagem aos professores e também em razão da necessidade de uma pausa no segundo semestre, até então muito sobrecarregado de aulas.

Mais tarde, em 1963, a data foi oficializada pelo decreto federal nº 52.682, que, em seu art. 3º, diz que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”. O responsável por aprovar esse decreto foi o presidente João Goulart.