Dia Nacional do Livro: confira dicas de livros literários e técnico-científicos para aumentar o repertório acadêmico

Leitura constante traz inúmeras vantagens na vida acadêmica
Biblioteca | 29/10/2020

A leitura é um hábito indiscutível quando o assunto em pauta é educação. Afinal, mesmo com o surgimento de tantas possibilidades de canais de informação, os livros continuam sendo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e a formação de bons cidadãos.

Para estudantes que estão no ensino superior, a leitura auxilia na interpretação de texto e, principalmente, com o repertório para provas e elaboração de materiais teóricos, como artigos. Pensando nisso, neste 29 de outubro, Dia Nacional do Livro, convidamos a bibliotecária Claudenice Goulart, responsável pela Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, da Faculdade Florence, para listar obras literárias e técnico-científicas que podem ajudá-los a cultivar o hábito da leitura.

Os clássicos maranhenses são obras literárias essenciais para aumentar o leque de conhecimentos históricos e gerais do Maranhão, dentre eles, Claudenice indica: “O cortiço”, de Aluísio de Azevedo; “Poema Sujo”, de Ferreira Gullar; “Tambores de São Luís”, de Josué Montello; “Poemas”, de Gonçalves Dias; “Úrsula”, de Maria Firmina; “Antologia poética”, de Nauro Machado; “Vencidos e Degenerados”, de Nascimento de Moraes; e “Canaã”, de Graça Aranha.

Ela sugere um livro técnico-científico indispensável para cada curso superior da Florence disponível na Biblioteca Wanda de Aguiar Horta. São eles: “Manual de contabilidade básica: contabilidade introdutória e intermediária”, de Clóvis Luós Padoveze (Ciências Contábeis); “Instituições de direito público e privado”, de Sergio Pinto Martins (Direito); “Tratado de saúde coletiva”, organizado por G. W de S. Campos (Enfermagem); “Criolipólise e outras tecnologias no manejo do tecido adiposo”, de Jones Eduardo Agne (Estética e Cosmetologia); “Farmácia clínica & atenção farmacêutica: contexto atual, exames laboratoriais e acompanhamento farmacoterapêutico”, de Paulo Caleb Júnior de Lima Santos (Farmácia); “Fundamentos da Fisioterapia”, de Valéria Conceição Passos de Carvalho (Fisioterapia); “Aplicação do laser na Odontologia”, de Antônio Luiz B. Pinheiro (Odontologia); “Nutrição: clínica, esportiva, saúde coletiva e gestão de qualidade em serviços de alimentação”, de Irani Gomes dos Santos (Nutrição); “Princípios de ética biomédica”, de T. L Beauchamp e James F. Childress (Biomedicina); e “Cunningham Tratado de Fisiologia Veterinária”, de Bradley G. Klein (Medicina veterinária).

Além disso, a bibliotecária Claudenice finaliza suas indicações afirmando que o Dia Nacional do Livro é uma data que nos remete à importância da biblioteca na formação dos cidadãos e ressalta que “a biblioteca universitária é importante para o processo de formação profissional, ambiente que assume a função de proporcionar suporte informacional dar apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão e a responsabilidade de disponibilizar produtos e serviços à comunidade acadêmica”.

Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta

Aluno pegando livro

Empréstimo de livros obedece protocolo de biossegurança

Ter uma biblioteca física ajuda não somente no hábito da leitura, mas também contribui para a melhoria da escrita. A Biblioteca Profª Wanda de Aguiar Horta, da Faculdade Florence, tem o objetivo de disponibilizar à comunidade acadêmica informações técnico-científicas, através de seus acervos e instalações, como suporte aos programas de ensino, pesquisa e extensão. O acesso à biblioteca digital é feito pelo site da instituição e tem sido priorizado neste momento. Para realizá-lo, basta acessar a página principal, clicar no link de serviços, localizado na barra superior do site, e depois em Biblioteca.

O acesso ao espaço físico da biblioteca, por sua vez, só pode ser realizado seguindo o protocolo de biossegurança, implementado por conta da pandemia para o retorno às atividades. Desde então, o local tem adotado medidas para prevenção da disseminação da Covid-19. Entre elas estão: o controle de acessos de pessoas, de forma a evitar aglomeração; o distanciamento físico; a etiqueta respiratória, com uso obrigatório de máscara; além do uso de álcool em gel 70% para higienização das mãos.

Empréstimo de livros

No local, o empréstimo dos materiais também obedece ao protocolo de biossegurança adotado. Caso o usuário prefira agendar seu atendimento, ele deve entrar em contato solicitando o livro ou outro material bibliográfico pelo e-mail [email protected], fazendo sua identificação e a do material desejado. Após essa etapa de registro, o atendente responsável fará a busca do título para realização do empréstimo e entrará em contato via e-mail para a retirada no horário combinado.

A fim de colaborar com as medidas de segurança higiênico-sanitárias, a Biblioteca Wanda de Aguiar Horta não está efetuando a impressão de comprovantes de devolução e empréstimo, momentaneamente. Estes serão enviados via e-mail ou WhatsApp do usuário durante o período da pandemia.

Acervo

Na Biblioteca da Faculdade Florence, os estudantes podem encontrar inúmeros títulos disponíveis para acesso. Seu acervo possui mais de 28.000 obras, dos mais variados temas, para utilização de toda a comunidade acadêmica.

Processo Seletivo 2021.1

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.