Proteja-se de fraudes: confira dicas de como evitar cair em golpes

Florence alerta que apenas entra em contato por meio dos seus canais oficiais
Institucional | 30/10/2020

Chamadas indesejadas de números desconhecidos das mais variadas regiões do país. Em algumas delas, já sabem até seu nome e seus dados. Quem nunca passou por uma situação como essa? O Brasil está, hoje, entre os países com maior número de ligações indesejadas. Levantamentos apontam que, durante o ano passado, o país ficou em primeiro lugar entre os que mais recebem ligações desse tipo, sendo, em média, 26% dessas ligações fraudes. Preocupada com essa situação, a Faculdade Florence traz dicas de segurança e informações para sua comunidade acadêmica evitar ser vítima de situação semelhante.

A Florence informa que os dados dos seus alunos são sigilosos e não há vínculo com instituições externas com disponibilização de tais informações para contato. Da mesma forma, a Florence reforça que apenas entra em contato com seus alunos por meio dos seus canais oficiais: pelos e-mails institucionais (terminados em @florence.edu.br) ou pelo WhatsApp (98) 99242-2120.

Confira algumas dicas para evitar cair em golpes telefônicos:

1. Fique atento aos primeiros sinais da chamada e, caso a ligação seja de um desconhecido solicitando, por parte de alguma empresa ou órgão, dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão de crédito, desligue;
  2. Não atenda ligações a cobrar, caso não esteja esperando;
  3. Não retorne para números suspeitos. Se for o caso de alguma fraude, você pode demonstrar vulnerabilidade a golpes retornando ligações;
  4. Caso receba algum contato de telemarketing em horário ou dia inapropriado, acione o PROCON do seu Estado e questione se é possível denunciar;
  5. Se alguém ligar oferecendo serviços dizendo que recebeu seu contato de alguém ou alguma empresa, desconfie! Desligue o telefone e confira os detalhes com a empresa/pessoa mencionada. Caso não seja verídico, bloqueie o contato;
  6. Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em perigo, dando detalhes da pessoa, tente manter a calma e, antes de qualquer atitude, telefone para a pessoa para saber se a informação procede. Se parecer real, acione polícia;
  7. Caso receba ameaças constantes no telefone fixo, você pode fazer um boletim de ocorrência solicitando a mudança do número da linha junto à operadora telefônica.

Fique atento!