Professor do Florence comenta sobre Dia do Técnico em Eletrotécnica

Professor do Florence comenta sobre Dia do Técnico em Eletrotécnica

O profissional da área se dedica ao estudo da Elétrica
Gerais | 09/11/2020
Compartilhe :
Dia do Técnico em Eletrotécnica
Dia do Técnico em Eletrotécnica

Hoje, dia 9 de novembro, é comemorado o Dia do Técnico em Eletrotécnica. O profissional da área desempenha atividades de execução e manutenção de componentes e equipamentos eletroeletrônicos. Este técnico se dedica ao ramo da Elétrica, que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos com o objetivo de gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica.

O professor da disciplina de Instalações Elétricas, Ricardo Damasceno, destaca que a profissão do Técnico em Eletrotécnica é muito importante para São Luís, afinal é ele que avalia propriedades e dispositivos de rede de baixa e alta tensão e implanta sistemas automatizados a partir de controladores lógicos que possam ser programados.

“Existe um polo industrial na região Itaqui-Bacanga que precisa deste profissional. Praticamente as manutenções elétricas de todos os equipamentos nas empresas Alumar e Vale são feitas pelo Técnico de Eletrotécnica. O aluno, quando formado, também pode fazer instalações residenciais e comerciais e pode ser inserido na Construção Civil como eletricista”, explicou.

Participar da elaboração e do desenvolvimento de projetos de instalações elétricas e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações também são outras funções deste profissional.

O campo de atuação para esse profissional é diverso. O Técnico de Eletrotécnica pode trabalhar em empresas de telecomunicações, indústrias de aparelhos eletrônicos, além de usinas hidrelétricas, eólicas e termelétricas, e escritórios de projetos técnicos.

Notícias Relacionadas