10 de novembro: Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

10 de novembro: Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento

Coordenador da pós-graduação da Florence comenta sobre a data
Notícias Gerais | 10/11/2020
Compartilhe :

O Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento destaca a importância e a necessidade de envolver a população em debates científicos emergentes. A data foi estabelecida pela UNESCO em 2001 para enfatizar o papel da ciência na construção de um mundo melhor. Além disso, o dia também ressalta os grandes feitos dos cientistas na ampliação de nossa compreensão do planeta e das possibilidades mais sustentáveis de gerir as comunidades globais. 

O principal objetivo desta data é oferecer a oportunidade de autoridades governamentais, imprensa e órgãos educacionais, como a Faculdade Florence, se engajarem na mobilização dos atores em torno do tema da ciência para a paz e o desenvolvimento.

Para o coordenador da pós-graduação da Faculdade Florence, Herbeth Barreto, a educação como um todo é um processo de formação de valores e atitudes em favor da paz, da compreensão internacional, da cooperação, dos direitos humanos e das liberdades fundamentais. 

“Sempre no intuito de fazer a diferença perante os desafios sociais, a educação afirma seu papel na análise das informações, dos valores e das atitudes que regem toda a nossa vida. Numa perspectiva crítica podemos afirmar que a educação se faz necessária no que tange à necessidade de desenvolvimento crítico e ético de todos, assim criando cidadãos com posicionamentos dentro dos valores sociais”, destacou.

Ele acrescenta que a educação, de forma mais global, contribui para o desenvolvimento de uma cultura de paz, uma vez que cria a universalização dos direitos humanos, proporcionando uma ampliação do senso de dignidade, tolerância e respeito à diversidade, gênero, cultura, raça e religião.

No que diz respeito às funções que as pós-graduações da Faculdade Florence ocupam nesta data, o coordenador Herbeth Barreto afirma que “através dessas formações a instituição se preocupa com a formação de conhecimento e a educação dos seus discentes para que possam sempre pensar no outro e visando ao desenvolvimento social”, finalizou.

Notícias Relacionadas