15 de novembro: Proclamação da República Brasileira completa 131 anos

15 de novembro: Proclamação da República Brasileira completa 131 anos

A data é um grande marco para a história do país
Datas Comemorativas | 15/11/2020
Compartilhe :

No dia 15 de novembro, o Brasil comemora a instalação da República, uma maneira de governar na qual o povo exerce a sua soberania por meio da escolha do chefe da nação. Neste domingo, após 131 anos desta data histórica, brasileiros de todas as cidades do país exercerão a escolha de prefeitos e vereadores nas eleições municipais através do voto. 

A Proclamação da República representou um grande marco para a história do Brasil. O acontecimento foi resultado de um golpe de estado organizado por militares do exército e aliados ao movimento republicano, que pretendiam acabar com a monarquia vigente no país e implantar uma República Federativa e Presidencialista.

De acordo com o professor Artur Melo, coordenador do curso de Direito da Faculdade Florence, a República representa uma grande conquista para a população, que passa a escolher direta ou indiretamente seus próprios representantes.

“A República teve grande importância para a sociedade porque foi o marco da abertura democrática com instituição do voto – ainda que com limitações -, com a política econômica voltada ao desenvolvimento industrial e a instituição do Federalismo, com a divisão do poder em Executivo, Legislativo e Judiciário”, explicou.

Todo ano, o dia 15 de novembro é considerado feriado nacional por determinação da legislação brasileira. Em 14 de janeiro de 1890, foi emitida a primeira lei reconhecendo o dia como feriado através do Decreto nº 155-B, que determinou o feriado como um dia para celebrar a “pátria brasileira”. A lei atual que confirmou o status de feriado para o 15 de novembro é a Lei nº 10.607, do dia 19 de dezembro de 2002.

Como aconteceu a proclamação 

Durante quase 70 anos o Brasil viveu um regime monárquico e foi governado por dois imperadores: D. Pedro I e D. Pedro II. A monarquia começou a ficar enfraquecida no fim do século XIX, período em que o Brasil passava por uma série de mudanças sociais e econômicas.

Após fim da escravidão, o Império perdeu apoio dos escravocratas, uma vez que os republicanos – movimento contra a monarquia -, compartilhavam os mesmos ideais dos abolicionistas. Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro declarou o fim do período imperial e no mesmo dia se formou um governo provisório. Na época, ele era chefe de exército e reuniu militares, além de apoiadores do movimento para invadir a Praça da Aclamação e fazer a derrubada do governo monárquico.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas