Dezembro Laranja: docente da Florence indica cuidados para prevenção do câncer de pele

O câncer da pele não melanoma é o mais frequente no Brasil
Datas Comemorativas | 02/12/2020

O “Dezembro Laranja” é uma campanha criada em 2014 pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com o objetivo de estimular a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer da pele. O tipo de câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país.

Essa doença surge quando as células que compõem o órgão crescem desordenadamente. Isso acontece principalmente devido ao efeito cumulativo causado por longas exposições ao sol, quando os raios solares Ultravioleta A e Ultravioleta B danificam a barreira protetora do órgão.

Os cânceres de pele podem ser divididos em melanoma e não melanoma, e os mais frequentes são o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular, menos agressivos, mas que podem causar lesões funcionais e estéticas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil tem estimativa de 176.930 novos casos em 2020, sendo 83.770 casos em homens e 93.160 em mulheres.

Prevenção do câncer de pele

Prof. Ms. de Recursos Físicos e Cosmetologia em Estética Facial, Daniel Aser Veloso.

O professor mestre da disciplina de Recursos Físicos e Cosmetologia em Estética Facial do curso de Estética da Faculdade Florence Daniel Aser Veloso traz algumas dicas de como prevenir o câncer de pele e os cuidados quanto à utilização de filtros solares. Confira abaixo:

• Proteger-se do sol: evite a exposição prolongada à luz solar, principalmente entre 10h e 16h, quando a intensidade da luz UV é maior;
  • Use roupas e acessórios adequados: além do quesito estético, é preciso ficar atento ao tipo de roupas e acessórios que utilizamos. Roupas compridas, como calças, saias e camisas com cores mais escuras, oferecem maiores níveis protetivos. Os chapéus com abas grandes são os ideais, visto que protegem orelhas, olhos, nariz, couro cabeludo e testa, áreas que são mais expostas à intensidade solar. O uso de óculos bloqueadores também é necessário pela capacidade de bloquear até 99% da radiação UV direcionada aos olhos e pálpebras.
  • Use protetor solar: a medida mais eficaz para a proteção e prevenção diária é o uso do protetor solar.  É recomendado o uso a partir de fator 30 de proteção solar, mesmo que o tempo esteja nublado. Para garantir a proteção contínua é preciso realizar a reaplicação pelo menos duas vezes ao dia ou de acordo com as instruções do produto.

Sinais para evitar o câncer de pele

O professor Daniel Aser Veloso alerta que devemos sempre prestar atenção à nossa pele e às respectivas mudanças, como o surgimento de pintas ou sinais irregulares, marcas estranhas, manchas e feridas que demoram para cicatrizar. Áreas como braços, mãos, rosto e costas devem ter atenção especial pelo alto grau de exposição.

A sigla “ABCDE” é uma das formas pelas quais o indivíduo pode identificar sinais sugestivos do câncer de pele para procurar um dermatologista:

A – Assimetria: uma metade do sinal é diferente da outra;

B – Bordas irregulares: contorno mal definido;

C – Cor variável: presença de várias cores em uma mesma lesão (preta, castanha, branca, avermelhada ou azul);

D – Diâmetro: maior que 6 milímetros;

E- Evolução: mudanças observadas em suas características (tamanho, forma ou cor).

O professor também alerta que detectar precocemente o câncer é uma estratégia para encontrar um tumor numa fase inicial e, assim, possibilitar maior chance de tratamento.  “O câncer de pele do tipo melanoma, por exemplo, se não diagnosticado precocemente tem risco de metástase, fase em que a doença pode se disseminar para vários órgãos, como pulmões, fígado, cérebro, ossos e linfonodos. Nesta fase, a taxa de sobrevida torna-se menor que 10% em 5 anos, segundo o INCA”, explicou.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui em nosso site. O processo seletivo é totalmente on-line.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.