Dia Pan-Americano da Saúde chama atenção para doenças típicas das nações da América

A data alerta para cuidado com doenças típicas, como a diabetes mellitus
Datas Comemorativas | 02/12/2020

O Dia Pan-Americano da Saúde é comemorado anualmente em 2 de dezembro com o objetivo de mobilizar o continente em torno de campanhas educativas e preventivas em busca de qualidade de vida e bem-estar. A data visa alertar a população sobre os principais cuidados a serem tomados para prevenir doenças típicas das nações da América e foi instituída pelo Decreto Federal nº 8.289, de 2 de dezembro de 1941.

Uma vitória que o Brasil obteve nos últimos anos, e que deve ser constantemente relembrada e fomentada neste Dia Pan-Americano da Saúde, é a erradicação de doenças através da vacinação. O país sofreu epidemias de varíola, febre amarela, poliomielite, sarampo e catapora, todas superadas por meio das vacinas. Na atualidade, o Brasil possui um alto controle dessas doenças através de calendários obrigatórios de vacinação durante os primeiros meses e anos de vida das crianças.

Professora de Enfermagem, Tatiana Siqueira.

Para a professora de Enfermagem da Faculdade Florence Tatiana Siqueira, essas estratégias contribuem efetivamente para o controle dessas doenças no continente, através de ações educativas em escolas e bairros, para pais e educadores e, principalmente, por meio das campanhas nacionais de vacinação. Contudo, apesar da saúde ser um direito e também um dever do cidadão, ela pontua que a informação e o atendimento à população encontram barreiras.

“As dificuldades são principalmente sob o ponto de vista social, passando pelo delicado aspecto da distribuição de renda e divisão de recursos em saúde. Dessa forma, ainda existe muita desinformação e falta de usufruto desse tão básico benefício, que deve ser garantido por lei a todos”, pontuou.

Principais causas de mortalidade

A professora informa que as doenças crônicas não transmissíveis são atualmente as principais causas de mortalidade. “O processo de transição demográfica, a urbanização dos grandes centros, o crescimento econômico e, principalmente, os aspectos nutricionais são fatores que contribuíram para o aumento gradativo do desenvolvimento de doenças que apresentam periodicidade constante e que causam sintomas e efeitos adversos na saúde da população”, pontuou.

Doenças como o diabetes mellitus, doenças respiratórias crônicas, doenças do aparelho circulatório e neoplasias malignas são algumas afecções crônicas que ocorrem em indivíduos a partir de 30 anos com histórico principalmente de uso do tabaco, consumo nocivo de álcool, alimentação irregular e atividade física insuficiente.

Importância da data

A professora Tatiana Siqueira acredita que nesta data é importante valorizar as ações realizadas pelos profissionais de saúde, que vão de encontro a esses agentes causadores de doenças, melhorando de maneira geral a saúde da população. “Toda informação no sentido da prevenção e orientação à população é essencial, e devemos nos atentar às dicas sempre qualificadas, provenientes de profissionais da saúde que estão atualizados e habilitados a trabalhar com a população para o desenvolvimento de guias e protocolos voltados para o nosso país, que vem apresentando crescente interesse em cuidados, recursos e tratamentos que melhorem a qualidade de vida”, completou.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas aqui em nosso site. O processo seletivo é totalmente on-line.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.