Acadêmicos de Nutrição da Florence elaboram receitas com produtos in natura

Aula foi realizada no laboratório de aula prática, sob orientação da profa. Eduarda Gomes
Nutrição | 03/12/2020

O curso de Nutrição da Faculdade Florence promoveu, na noite da última quarta-feira (25), uma atividade prática no laboratório de Nutrição e Dietética. Ministrada pela professora Eduarda Gomes, a aula “A nova classificação dos alimentos” ensinou os acadêmicos a reconhecerem a classificação dos alimentos de acordo com o nível de processamento e elaborarem receitas com produtos in natura.

A professora Eduarda Gomes, docente da disciplina de Composição dos Alimentos, explicou que a aula objetivou abordar a nova classificação dos alimentos. “Essa nova classificação foi publicada no Novo Guia Alimentar para a População Brasileira em 2014 e surgiu com o objetivo de fazermos uma nova avaliação sobre a qualidade do alimento do ponto de vista do nível de processamento. Antes tínhamos uma classificação dos alimentos muito relacionada com a quantidade de nutrientes e essa nova classificação propõe que a gente tenha um olhar sobre o quão processado é o alimento”, detalhou.

Segundo ela, essa classificação divide os alimentos em quatro grupos: alimentos in natura, ingredientes culinários, alimentos processados e ultraprocessados.

Alimentos in natura ou minimamente processados

São aqueles que vêm direto da natureza e passam por pouquíssimos processos ou nenhum processo industrial. Como exemplo temos as frutas e o arroz, que é um alimento minimamente processado, passando apenas pelo processo de limpeza e embalagem, sem passar por nenhum aditivo ou mudança na sua composição.

Alimentos ultraprocessados

São os alimentos que passaram por diversos processos industriais, que alteraram sua composição natural com a adição de produtos químicos utilizados apenas na indústria de alimentos. Encontram-se nesse grupo os fast foods, as guloseimas e os alimentos industrializados, que geralmente são encontrados em supermercado. Estudos apontam que o consumo elevado desses alimentos está relacionado tanto com a maior ocorrência de excesso de peso como com o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, como câncer, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Preparo dos alimentos naturais

Os acadêmicos de Nutrição aprenderam a preparar os seguintes pratos: nuggets de frango, barra de cereal caseira, cupcake com massa de abóbora, sorvete de morango e refrigerante caseiro.

“O principal objetivo era elaborar alimentos que geralmente são encontrados de forma ultraprocessada. Nós criamos receitas com a utilização apenas de produtos in natura para elaborar esses mesmos produtos. Foi percebido que a gente conseguiu alcançar a questão de excelente sabor, além de uma excelente qualidade nutricional”, ressaltou a professora.

Ela destacou ainda a oportunidade de os alunos poderem utilizar o laboratório de Nutrição da Florence, que disponibiliza equipamentos e estrutura moderna para o preparo das receitas.

“O nosso laboratório de Nutrição e Dietética é um amplo laboratório que contém sete bancadas, todas muito bem equipadas, que nos dão a possibilidade de colocar em prática o conhecimento obtido na teoria. Sem dúvidas, essa prática traz para o aluno uma maior vivência em relação ao que de fato ele vai executar na sua vida profissional. Além do que, neste caso, a manipulação e a produção dos alimentos dão a ele maior entendimento sobre a estrutura do alimento, sobre a melhor forma de manipulação e também em pensar em preparos que oferecem mais nutrientes para os pacientes”, acrescentou.

Vivência dos alunos

“Na aula, foi proposto um desafio para cada grupo fazer receitas de alimentos de acordo com o nível de processamento. Tivemos que usar apenas produtos in natura para a elaboração dessas receitas. Foram feitos nuggets de frango com apenas ingredientes caseiros, sorvete de morango sem uso de conservantes, entre outros. As aulas práticas são importantes para adquirirmos conhecimento ao longo do curso, a fim de nos preparar de forma completa como profissional, vivenciando o que foi estudado em sala de aula, colocando em prática todo intercâmbio de experiências e informações do curso”, afirmou William Galvão, aluno do 1º período de Nutrição.

Camila Ferreira, aluna do 2º período, ressaltou a importância do uso de alimentos saudáveis para o preparo de pratos saborosos e nutritivos. “Aprendemos a fazer preparações com alimentos in natura, o que nos deixou bem satisfeitos em saber que podemos tirar da nossa alimentação algo totalmente prejudicial à nossa saúde, substituindo por algo saudável e saboroso. As aulas práticas são de extrema importância para que possamos saber com mais detalhes sobre a profissão que escolhemos”, declarou.

Estude Nutrição no Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em cursar Nutrição na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Confira condições no edital.