Instituto Florence realiza minicurso sobre Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos

Instituto Florence realiza minicurso sobre Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos

Evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro. Inscrições estão abertas!
Técnico | 11/12/2020
Compartilhe :
Instituto Florence realiza minicurso sobre Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos

Como o objetivo de capacitar os profissionais e estudantes da área da saúde para atuar frente às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para qualidade de vida de pessoas soropositivas, o Instituto Florence promoverá o minicurso “Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos” com o subtema “Se a dúvida acaba, a vida continua”.  O evento é uma realização conjunta dos cursos técnicos de Nutrição e Enfermagem e ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro, no Auditório Antônio Ives de Oliveira Gomes, localizado no prédio do Núcleo de Direito, unidade Centro.

Os interessados poderão se dirigir à Secretaria da Escola Técnica, na unidade Centro ou Cohab, para realizar sua inscrição ou se inscrever por meio deste link. O investimento é de R$ 25,00 e o evento terá certificado com carga horária de 15 horas de atividades complementares.

Organizado pelas professoras dos cursos técnicos de Nutrição e Enfermagem, Monique Damasceno e Sheila Aragão, o evento terá como programação um vídeo de abertura com a campanha de combate ao HIV, apresentação coreográfica representativa do Dezembro Vermelho, palestra “Nutrição e promoção da saúde sobre HIV” com a enfermeira Rafayelle Campos Balby e a nutricionista Carmem da Silva Moraes Sena, além do depoimento do estudante de Letras Marcelo Wendel Magalhães Barbosa sobre sua realidade como soropositivo. 

Após essas atividades, haverá dinâmica interativa, depoimentos em vídeos de pessoas que convivem com o HIV, apresentação coreográfica e musical com a plateia e, por fim, uma atividade prática com a professora Monique Damasceno e a técnica em Nutrição Paloma Pimentel Barbosa, no Laboratório de Nutrição e Dietética, com foco na alimentação funcional para o soropositivo. A programação será das 8h às 17h, com intervalo para almoço. 

Segundo as organizadoras do minicurso, a atividade visa disseminar o conhecimento sobre os direitos do soropositivo, estimular a adoção de práticas sexuais seguras à população, incentivar a realização de testagem anti-HIV, elaborar dietas funcionais para soropositivos na construção da imunidade e prevenir a comunidade em geral contra a infecção pelo HIV através de informativos.

“Nosso objetivo com este evento é otimizar o conhecimento dos participantes sobre os pacientes soropositivos, visto que o estado nutricional dos infectados pelo HIV sofreu mudanças após o início do uso da terapia antirretroviral, diminuindo assim a incidência de infecções oportunistas e da desnutrição. Por essa razão, a Nutrição é de suma importância para tratamento do soropositivo”, explicou a professora do Curso Técnico de Nutrição Monique Damasceno.

A professora do Curso Técnico em Enfermagem Sheila Aragão acrescenta que o evento vai somar com as atividades em prol do “Dezembro Vermelho”, mês que traz um importante alerta de prevenção à infecção pelo HIV.

Sobre os palestrantes convidados

Rafayelle Campos Balby é enfermeira, pós-graduada em Estratégia de Saúde da Família, pós-graduada em Obstetrícia e Neonatologia e pós-graduanda em Docência do Ensino Superior.

Carmem da Silva Moraes Sena é nutricionista, especialista em Nutrição Clínica, Funcional e Fitoterapia, além de mestranda em Educação para Saúde.

Serviço

Minicurso “Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos”

Data: 15 e 16 de dezembro

Local: Auditório Antônio Ives de Oliveira Gomes (localizado no prédio do Núcleo de Direito, unidade Centro)

Inscrição: R$ 25,00

Público-alvo: profissionais, estudantes da área da saúde e comunidade em geral.

Notícias Relacionadas