Evento destacou as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da pessoa soropositiva
Técnico | 18/12/2020
Nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos é tema de minicurso realizado no Instituto Florence.

Os cursos técnicos de Nutrição e Enfermagem do Instituto Florence promoveram um minicurso sobre nutrição e promoção da saúde aplicada a pacientes soropositivos durante os dias 15 e 16 de dezembro. O evento, que reuniu 44 estudantes das formações técnicas em Nutrição, Enfermagem e Radiologia, teve o objetivo de capacitar os profissionais e estudantes da área da saúde para atuar frente às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento para qualidade de vida de pessoas soropositivas.

O minicurso foi realizado em alusão ao Dezembro Vermelho, mês que chama atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção e promoção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV, e teve como subtema “Se a dúvida acaba, a vida continua”.

Preparação de alimentos professora Monique Damasceno e a técnica em Nutrição Paloma Pimentel Barbosa.

Durante o evento, as principais atividades foram uma palestra com a enfermeira Rafayelle Campos Balby e a nutricionista Carmem da Silva Moraes Sena a respeito da nutrição e promoção da saúde de pacientes com HIV; um depoimento do bacharel em Letras e estudante de Enfermagem Marcelo Wendel Magalhães Barbosa sobre sua realidade como soropositivo; além de práticas laboratoriais com preparação de pratos recomendados para esses pacientes, com a professora Monique Damasceno e a técnica em Nutrição Paloma Pimentel Barbosa.

O evento foi organizado pelas professoras dos cursos técnicos de Nutrição e Enfermagem, Monique Damasceno e Sheila Aragão, e aconteceu no Auditório Antônio Ives de Oliveira Gomes e no Laboratório de Nutrição e Dietética.

De acordo com as organizadoras, o minicurso cumpriu com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre os direitos do soropositivo, estimular a adoção de práticas sexuais seguras à população, incentivar a realização de testagem anti-HIV, elaborar dietas funcionais para soropositivos na construção da imunidade e prevenir a comunidade em geral contra a infecção pelo HIV através de informativos.

“Nosso objetivo com este evento foi otimizar o conhecimento dos participantes sobre os pacientes soropositivos. A nutrição e a promoção a saúde estão aliadas e caminhando juntas, por isso resolvemos fazer um minicurso de nutrição em conjunto com enfermagem, afinal, além dos medicamentos que o soropositivo recebe, a alimentação é de suma importância para a imunidade, então um dos focos do evento foi a preparação de alimentos hiperproteicos necessários para cicatrização de ferimentos  se o paciente possuir e imunização”, explicou a professora do Curso Técnico de Nutrição Monique Damasceno.

A professora do Curso Técnico em Enfermagem Sheila Aragão afirma que a multidisciplinaridade do minicurso para os alunos da formação técnica em Enfermagem é interessante porque esses futuros profissionais atuarão diretamente na promoção da saúde dos pacientes e precisam entender todos os processos. Além disso, ela acrescenta que “o evento foi relevante porque os próprios alunos reconheceram que o paciente soropositivo tem uma vida normal e ampliou a visão deles sobre multidisciplinaridade dos cuidados com alguém que tem HIV”.

Experiência dos estudantes no minicurso

Alimentos preparados em laboratório.

Para a estudante do Curso Técnico em Radiologia Louise Raylane, o minicurso abriu um leque de possibilidades para sua atuação futura. “Gostei bastante do evento, principalmente porque ele agregou duas áreas importantes para o tratamento do soropositivo e tive a oportunidade entender os processos de diagnóstico e tratamento possíveis ao soropositivo”, contou Louise Raylane.

A aluna do Curso Técnico de Enfermagem Letícia Braga destaca que o minicurso abordou de modo interessante uma doença que ainda tem diversos preconceitos contra os pacientes. “Foi muito importante receber informações sobre a nutrição e cuidados com a saúde do soropositivo, principalmente porque ainda é um tema que tem certo tabu. Aprendi que a alimentação do soropositivo é diferenciada, antes eu achava que eles poderiam comer alimentos como alguém que não tem esse vírus”, contou a aluna que também participou da programação através de uma apresentação coreográfica em alusão ao Dezembro Vermelho.