Dia do Técnico em Saúde Bucal: saiba mais sobre a profissão

Dia do Técnico em Saúde Bucal: saiba mais sobre a profissão

O TSB contribui para que os processos odontológicos aconteçam com agilidade e segurança 
Técnico | 24/12/2020
Compartilhe :
O TSB contribui para que os processos odontológicos aconteçam com agilidade e segurança 

Hoje, no dia 24 de dezembro, é comemorado o Dia do Técnico em Saúde Bucal (TSB), cujo papel é ajudar na prestação de cuidados no âmbito da promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal de pacientes. A data foi escolhida em função da promulgação da Lei 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamenta o exercício da profissão em todo o território nacional. O dia foi instituído dois anos depois, em 2010, pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) através da Resolução CFO – 107/2010. 

Sob a supervisão de um cirurgião-dentista, o Técnico em Saúde Bucal é capaz de desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação em saúde bucal, com enfoque nas necessidades individuais e coletivas determinadas pelo processo saúde-doença bucal, desempenhando suas atividades profissionais na busca do exercício da cidadania, com base nos princípios éticos, políticos, socioculturais e educativos contribuintes para o alcance da qualidade da saúde bucal. 

De acordo com a professora da disciplina Anatomia e Fisiologia Bucal do curso no Instituto Florence, Mayara Santana, o Técnico em Saúde Bucal contribui para que os procedimentos odontológicos aconteçam com agilidade e segurança. “O trabalho em ambiente odontológico muitas vezes é melhor executado quando feito a quatro mãos, algo muito importante para garantir agilidade, ergonomia e auxiliar na biossegurança no momento do atendimento ao paciente, por isso precisamos de um Técnico em Saúde Bucal. O cirurgião-dentista nota o quão importante é a presença do TSB dentro do consultório e tem se tornado cada vez mais dependente deste profissional, com quem ele pode dividir algumas de suas tarefas e melhor atender à demanda de pacientes”, afirmou a professora Mayara Santana. 

Sobre o Curso Técnico em Saúde Bucal do Instituto Florence   

A formação de Técnico em Saúde Bucal do Florence tem duração de 20 meses e uma carga horária de 1400 horas, sendo 1200h de aulas teóricas e 200h de estágio supervisionado. O curso pode ser realizado concomitante ou subsequente ao ensino médio.   

O curso tem uma estrutura teórico-prática na Florence que se preocupa em acompanhar o aluno no que diz respeito às suas dificuldades no aprendizado, para que esse futuro profissional foque na promoção, prevenção, orientação e controle de doenças bucais, realize estudos relativos à área e atenda pacientes sob a supervisão do cirurgião-dentista. 

Por consequência, esse profissional é habilitado a atuar prestando assistência ao cirurgião-dentista em todas as etapas da consulta: recepção, acomodação, preparação dos procedimentos clínicos e atendimento ao paciente. E pode trabalhar tanto em clínicas, hospitais e consultórios odontológicos quanto no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para saber mais sobre os cursos entre em contato via telefone 3245-3636/32492351 (Unidade Cohab), 3878-2114 (Unidade Centro) ou whatsapp 99242-2120. 

Notícias Relacionadas