Retrospectiva 2020: confira os fatos que marcaram a Faculdade Florence

Retrospectiva 2020: confira os fatos que marcaram a Faculdade Florence

Novo formato de ensino e lançamento de graduação são marcos principais
Datas Comemorativas | 26/12/2020
Compartilhe :

A Faculdade Florence vivenciou um ano atípico devido à pandemia do novo coronavírus. Contudo, apesar das dificuldades, a celebração de duas décadas de existência do Instituto Técnico, que abriu caminhos para o ensino superior da Florence, eventos presenciais e remotos, parcerias, convênios, lançamento de uma nova graduação e reformulação do modelo de ensino fizeram parte da trajetória da Instituição em 2020. 

Por tudo isso, neste dia 26 de dezembro, data em que celebramos o Dia da Lembrança, separamos alguns fatos importantes para a Faculdade no ano que passou. Confira os destaques:

Novo formato de ensino

Em 2020, a Instituição completou 20 anos de existência, aniversário que culminou com a adaptação do ensino superior da Florence para o formato remoto, como forma de enfrentamento e combate à Covid-19.

Na busca por alternativas para manter a aprendizagem dos alunos, a Florence adotou o ensino remoto e híbrido. Nesse sentido, foram ofertadas ferramentas como os Laboratórios Virtuais, por meio dos quais os acadêmicos podem acompanhar e realizar experimentos em diversas áreas, como a saúde, sem sair de casa e obedecendo ao protocolo de biossegurança adotado em toda a estrutura física durante práticas presenciais. Além disso, houve o lançamento do WhatsApp como canal de atendimento, inovação nos processos da Florence para aproximar os alunos e facilitar o contato. 

Clique aqui para conferir os protocolos de biossegurança e aqui para conferir o e-book lançado pela Instituição para combate à Covid-19!

Lançamento de nova graduação

Outro marco de 2020 foi o lançamento do curso superior de Medicina Veterinária no mês de setembro. A graduação foi autorizada com nota 4 na avaliação do Ministério da Educação (MEC), à frente de outras instituições no Maranhão. Isso se deve ao corpo docente altamente qualificado, formado por mestres e doutores, bem como às suas avançadas instalações físicas, que permitem uma priorização das práticas ao longo da formação acadêmica na Instituição.  

Convênios firmados

2020 ainda foi marcado por parcerias de sucesso. Neste ano, a Florence conquistou importantes convênios, com destaque para os firmados com o Sistema Difusora e o Grupo Mateus, que visam beneficiar os colaboradores da empresa de comunicação e do grupo de supermercados com preços acessíveis para os cursos do ensino técnico, superior e de pós-graduação.

Em 2020 também se realizou, mais uma vez, o Laboratório de Ciências Criminais, maior programa de iniciação científica nas Ciências Criminais no país, e fruto do Convênio da Florence com o Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCrim).

Eventos de destaque

Em 2020 a Instituição também realizou grandes eventos, dentre eles: palestra/live no primeiro semestre do Direito com Flávio Dino e Lenio Streck, mediada pelo diretor acadêmico da Florence, Thales de Andrade; palestra com o Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet e palestra com o Dep. Federal Márcio Jerry, ambas também mediadas pelo prof. Thales. Ainda foi realizada palestra com o Prof. Jacinto Nelson Coutinho, mediada pelo Prof. Herbeth Barreto, coordenador da pós-graduação. Também é possível destacar live realizada com o tema “Racismo em tempos de pandemia”, com o prof. Dr. Carlos Benedito e a profa. Dra. Tatiana Reis; live sobre o tema “Democracia: entre o senso comum e a falta de bom senso”, com o Prof. Dr. Cássius Guimarães Chai e o Prof. Me. Thales de Andrade. Outra importante live realizada foi a respeito da luta contra a covid-19, com o sanitarista Dr. Marcos Pacheco.

Ainda destacamos, dentre as ações relevantes de 2020, a Aula Magna do segundo semestre do curso de Farmácia, com o Dr. Carlos Lula, secretário de saúde do Maranhão, Gizelli Coutinho, presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-MA), Dr. Ronaldo Pereira, membro da Comissão Parlamentar do CRF-MA, e outras autoridades; aula magna no curso de Enfermagem, com o docente da UFRJ Prof. Dr. Ítalo Silva; aula extraordinária do curso de Farmácia, com o farmacêutico e doutorando em Saúde Coletiva da Universidade de São Paulo (USP) Pedro Carlessi; aula magna do curso de Odontologia, com o docente titular da Universidade de São Paulo (USP), Prof. Dr. Alberto Consolaro;  concurso “Nutrichef Florence“, organizado pelo curso de Nutrição; campanha de sangue “Florence Solidário”, promovida pelo curso de Biomedicina; primeira aula da saudade do curso de Farmácia, além de diversos outros eventos, ciclos de palestras, workshops, oficinas e minicursos realizados durante o período acadêmico.

Colação de grau e conquistas acadêmicas 

A pandemia do novo coronavírus e o distanciamento social não diminuíram o sentimento de vitória e conquista ao término do curso de graduação de diversos alunos da Instituição. Em 2020, a Florence formou 316 alunos, que colaram grau entre julho e dezembro, sendo 72 em Enfermagem, 65 em Direito, 102 em Odontologia e 77 em Farmácia. Por conta do distanciamento social, todas as colações deste ano foram feitas no formato virtual, uma inovação para que os graduados, familiares e amigos pudessem celebrar essa conquista acadêmica mesmo estando longe fisicamente.

A Faculdade Florence também teve egressos de sucesso que conquistaram a aprovação no mestrado e já saíram da graduação com empregos garantidos. Além disso, a Florence ainda se orgulhou dos docentes, alunos e ex-alunos que estão trabalhando na linha de frente do combate à pandemia dentro dos hospitais. Verdadeiros heróis. Para homenageá-los a Florence publicou uma série de matérias intituladas “Na Linha de Frente”, confira aqui

Por fim, a Clínica Odontológica da Florence recebeu reconhecimento pelos professores Silvan Corrêa e Petrus Levid, renomados profissionais maranhenses da área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial, por cumprimento criterioso do protocolo de biossegurança para evitar a contaminação pelo novo coronavírus durante atendimento; docentes do curso de Direito assumiram cargos estaduais de liderança na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e tornaram-se membros do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Um ano repleto de desafios, mas igualmente cheio de vitórias e conquistas, tudo isso graças à parceria entre todos que formam a Família Florence.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos disponíveis: Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas