Janeiro Branco: entenda a importância da campanha

Janeiro Branco: entenda a importância da campanha

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo
Técnico | 13/01/2021
Compartilhe :
O primeiro mês do ano é dedicado ao Janeiro Branco, campanha que alerta para os cuidados com a saúde mental. Idealizada pelo psicólogo Leonardo Abrahão desde 2014, a campanha em 2021 tem como lema “Quem cuida da mente, cuida da vida” e mobiliza as pessoas para a busca por ajuda psicológica, incentivando o debate sobre o tema nos espaços sociais.
No Brasil, cerca de 12 milhões de brasileiros sofrem de depressão e outros 20 milhões possuem sintomas de ansiedade, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, estresse pós-traumático e até mesmo ataques de pânico, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Ainda segundo a organização, mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo.
A campanha acontece estrategicamente em janeiro, época do ano em que os indivíduos refletem sobre suas vidas. Dessa forma, o Janeiro Branco serve de alerta para que as pessoas iniciem um novo ciclo de uma maneira sadia. Fazer terapia, por exemplo, pode ser o primeiro item da lista de objetivos de 2021 para que as demais metas anuais sejam atingidas com sucesso.
De acordo com o professor especialista em Saúde Mental do Instituto Florence Antonio Viégas, é preciso valorizar a saúde mental buscando alternativas para promoção da qualidade de vida. O docente destacou que “o Instituto Florence apoia a campanha Janeiro Branco e oferece acolhimento para pessoas que apresentam sofrimento psíquico, direcionamento o indivíduo para os Centros de Atenção Psicossocial”.

Atividades que contribuem para saúde mental

O corpo humano precisa de hábitos saudáveis para ter um bom funcionamento, por isso o Ministério da Saúde recomenda algumas dicas que podem contribuir, e muito, com a nossa qualidade de vida mental e física, veja abaixo:
– Reserve um tempo para relaxar;
– Aproveite momentos em família;
– Pratique atividades físicas;
– Mantenha uma alimentação saudável;
– Reforce seus laços de amizade;
– Tenha boas noites de sono;
– Faça terapia.

Notícias Relacionadas