Obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 divide opiniões no Brasil

Florence debate tema com professor de Direito Constitucional
Direito | 05/02/2021

Há aproximadamente 15 dias a vacina contra a Covid-19 chegou ao Brasil, dando início à vacinação em todo o território nacional e suscitando sentimentos de esperança na população brasileira que espera superar essa pandemia. O assunto, contudo, não é unânime entre os brasileiros, sobretudo quando se levanta o tema da “obrigatoriedade” da vacinação. Para debater o assunto, a Florence conversou com o professor de Direito Constitucional Alteredo Araújo. Afinal, os cidadãos podem ser obrigados a se vacinar?

O docente, inicialmente, detalhou de que forma a Constituição aborda o tema. “A Constituição Federal trata no Título VIII – Da ordem social, de temas que se espraiam por interesses iminentemente coletivos, a Seção II que trata das normas gerais sobre entendimento, aplicação e monitoramento de políticas públicas de implementação e financiamento do sistema de saúde nacional. Pois bem, situados os parâmetros legais e imersos nas intensas discussões sobre qual o melhor método de enfrentamento da pandemia do Coronavírus, a pergunta do momento é: Vacina!!! Beleza, e agora?!”, questionou o docente.

Para o jurista, grandes problemas trazem consigo grandes implicações na ordem de solução e a pandemia do Coronavírus não fugiu a essa regra. “Vimos ondas de questionamentos e a obrigatoriedade do uso da vacina é um exemplo. O texto constitucional reza que a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença. O texto nos sintoniza com o princípio da supremacia do interesse público à saúde coletiva, desde que o Poder Público disponha sobre a regulamentação, fiscalização e controle da política a ser implementada”, explicou.

Alteredo acredita que as fortes discussões podem acarretar em constante tensão, diminuindo índices de aceitação e utilização de um sistema de saúde já frágil e incipiente. “Aqui, como política de saúde que é, e política como ato de intensa discussão, ponderação e escolha em um ambiente de extrema polarização de discursos, cada vez menos flexíveis à miscigenação de ideias do grupo ‘rival’, a implementação de uma política nacional de vacinação se vê em constante tensão, e por consequência, tendente a níveis baixos de aplicação e universalização, o que poderá acarretar um passivo ainda mais acachapante em índices e subutilização da nossa frágil estrutura de acesso à saúde pública”, comentou.

“O contexto de informações e desenvolvimento científico de comprovação dos índices de adequação da vacina no combate à pandemia trará também um dever do Estado de implementação da política de saúde coletiva em um contexto de universalização, aplicação e monitoramento, evidenciando a supremacia do interesse público e o bem-estar social”, finalizou.

Obrigatoriedade da vacinação no Brasil

Em nosso país, há obrigatoriedade de vacinações prevista no Estatuto de Criança e do Adolescente, a Lei 8.069/1990, sem prejuízo das legislações esparsas. Seu não cumprimento acarreta a violação do direito fundamental à saúde, igualmente previsto constitucionalmente e considerado como direito de todos.

Por 10 votos a 1, o Plenário do Supremo Tribunal (STF) formou maioria no último mês de dezembro a favor de que seja estabelecida a obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19, com a ressalva de que as pessoas não sejam forçadas a se imunizar. Para eles, estados, municípios e União podem impor sanções, conforme previsão em lei e anuência da União.

Aparentemente há conflito entre a autonomia individual e a proteção coletiva à saúde, bem como conflitos políticos em torno do tema, motivo pelo qual ele ainda é alvo de discussões. Mesmo ainda não tendo vacinas para todos, os dados já comprovam a eficácia e importância dessa medida para o combate à pandemia da Covid-19.

E você, afinal, é contra ou a favor da vacinação?

Estude Direito na Florence

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado, há 9 anos, entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. “Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia. Nossos alunos têm todas as oportunidades de serem ‘testados’ por potenciais empregadores diretamente no campo, durante o estágio obrigatório, saindo da faculdade preparados para o mercado de trabalho”, arrematou o professor Artur Melo.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 70%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora mesmo no vestibular 2021.1.

*Saiba todos os detalhes no edital.