Curso de Farmácia da Florence inaugura Consultório Farmacêutico Escola 

Curso de Farmácia da Florence inaugura Consultório Farmacêutico Escola 

O lançamento do consultório ocorrerá no dia 12 de fevereiro
Farmácia | 08/02/2021
Compartilhe :

Com o objetivo de alavancar o processo de ensino-aprendizagem dos alunos do curso de Farmácia, a Faculdade Florence vai inaugurar, no dia 12 de fevereiro, às 17h, o primeiro Consultório Farmacêutico Escola. A implantação do consultório visa ensinar para os alunos da graduação as atribuições clínicas do profissional da área de Farmácia, que tem o propósito de cuidar do paciente, família e comunidade através do uso racional de medicamentos e otimizando a farmacoterapia para melhor qualidade de vida.  

A solenidade de inauguração do ambiente farmacêutico, que inicialmente será uma prática extensionista, tem como público-alvo os discentes, coordenação do curso e diretoria-geral da Florence, além do Conselho de Regional de Farmácia (CRFMA).  

Para a professora Kallyne Bezerra, coordenadora do curso de Farmácia e do Consultório Farmacêutico Escola, o espaço vai trazer para os alunos noção das atividades clínicas, como o uso racional dos medicamentos, otimização da farmacoterapia e interação medicamentosa. O espaço ainda denotará ao estudante a importância do farmacêutico em um consultório. 

“Outras atividades desenvolvidas dentro do Consultório Farmacêutico Escola serão: a avaliação do conjunto de medicamentos de uso do paciente, a orientação sobre a melhor forma de utilização do medicamento e a farmacovigilância com compreensão das reações a medicamentos ao paciente, sendo toda prática uma simulação de atendimento ao paciente entre professor e aluno”, acrescentou a coordenadora Kallyne Bezerra.   

O professor da disciplina de Assistência Farmacêutica, Carlos Toledo, que atuará como farmacêutico clínico no ambiente, afirma que o consultório vai ter grande contribuição para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos, afinal o espaço evidenciará a interdisciplinaridade que a formação na Instituição oferece.  “Inicialmente, o espaço foi pensado com atividades de simulação para que os professores das mais variadas disciplinas do curso possam utilizar esse espaço para suas práticas discentes acadêmicas. Com a disciplina que leciono de Economia e Administração, por exemplo, vou poder mostrar o processo de gestão de um consultório farmacêutico”, detalhou.  

Segundo a professora Nilviane Pires, responsável por lecionar Semiologia e Farmácia Clínica na Faculdade e que também terá a função de farmacêutica clínica no consultório-escola, o local vai ser inaugurado em um momento de suma importância para o processo de saúde e doença. “Temos muitos pacientes com doenças crônicas que geram um custo para o SUS e o paciente recorre às farmácias para busca de medicamentos para tratamento, por isso o mercado vai exigir do aluno de Farmácia uma comunicação exemplar com o paciente, sabendo quais serviços que pode prestar dentro das farmácias comunitárias ou escritórios privativos”, comentou. 

Ela acrescentou que, durante as atividades no consultório, o aluno vai atuar em várias disciplinas, como a Assistência Farmacêutica, Economia, Bioquímica Clínica, Semiologia e Práticas Integrativas e Complementares. Além disso, o consultório vai servir como espaço de pesquisa para a Pós-Graduação em Farmácia Clínica da Florence.

Serviço

O que? Inauguração do Consultório Farmacêutico Escola da Florence.

Quando? 12 de fevereiro, a partir das 17h. 

Onde? Faculdade Florence, localizada na rua Rio Branco, nº 216, Centro. 

Público-alvo: discentes, coordenação do curso e diretoria-geral da Florence, além do Conselho de Regional de Farmácia (CRFMA).  

Notícias Relacionadas