Florence 21 anos: Uma história que se mistura com a história de São Luís

Instituição celebra mais um ano de história neste 16 de fevereiro
Institucional | 16/02/2021

O Instituto Florence de Ensino completa 21 anos de fundação neste 16 de fevereiro. Gerenciado pela família Barbosa Gomes, e tendo como diretora-geral a enfermeira e professora doutora Rita Ivana Barbosa Gomes, o Instituto tem marcado a história da educação profissional no Maranhão por incluir socialmente jovens e adultos no mundo do trabalho, desde a sua criação.

O Florence mantém, desde sua origem, metas ambiciosas: gerar e difundir conhecimento para formar profissionais dotados de senso crítico, competências e habilidades e de princípios éticos e humanos, com aptidão para atuar face às diferentes demandas da sociedade. E é com esse objetivo que ele se mantém ao longo dos anos e se orgulha de já ter entregue ao mercado de trabalho mais de 20 mil profissionais diferenciados, com o SELO FLORENCE.

Destinado a inserir no mercado ludovicense profissionais diferenciados, o Florence está entre as primeiras escolas de São Luís a implantar cursos profissionalizantes e a implantar a associação da teoria com a prática em laboratório, com o objetivo de melhorar as suas habilidades. Dessa forma, o aluno Florence se destaca no mercado não somente por suas habilidades específicas, mas também sua visão de gestão, de empreendedorismo e vontade de avançar.

Atualmente, o Instituto Florence conta com um total de 12 cursos técnicos, 17 cursos de capacitação, 4 cursos de qualificação, 10 cursos de graduação e 24 cursos de pós-graduação.

Florence e São Luís

O Florence e a cidade de São Luís têm muito em comum.  Genuinamente ludovicense, a instituição segue construindo sua história, perseverando, com resistência e força, em seus objetivos, estimulando a juventude a crescer e criando novas perspectivas de futuro, sem se esquecer das origens.

A instituição, localizada na Rua Rio Branco, centro histórico da cidade, é uma das construções tombadas pelo governo estadual e que preserva anos de história, sendo símbolo de resistência cultural e contribuindo para a urbanização e valorização do seu patrimônio. O prédio conhecido por todos como “Núcleo”, onde funciona o curso de Direito e antes sediou o Colégio da Irmãs Capuchinhas, foi o berço do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O Florence significa para São Luís uma maneira de manifestar gratidão por tudo que foi conquistado, oferecendo o que há de melhor em termos educacionais, respeitando e valorizando a cultura local, fazendo parte da história da cidade e transformando a vida dos cidadãos ludovicenses.

São mais de 20.000 profissionais formados pelo Florence, inseridos no mercado de trabalho para contribuir com uma prestação de serviços de qualidade, gerando valor e agindo com cidadania, sensibilidade e respeito. “Profissionais competentes, que transformam os locais por onde passam, valorizam a cidade e influenciam na qualidade de vida das pessoas com quem convivem”, ressaltou a professora Rita Ivana.

E é com o máximo orgulho de toda essa história que o Instituto Florence chega aos seus 21 anos, grato e certo de que ainda há muito trabalho a ser feito.