Consultório Farmacêutico Escola é inaugurado na Faculdade Florence

Estudantes e comunidade serão beneficiados com o novo espaço
Farmácia | 19/02/2021

O prédio da Faculdade Florence abriga o mais recente Consultório Farmacêutico Escola da instituição. Devido à pandemia, um número restrito de pessoas participou da cerimônia de inauguração, que ocorreu no dia 12 de fevereiro, entre representantes do curso de Farmácia e da comunidade acadêmica, a coordenação do curso e diretoria-geral da Florence, além de representantes da secretaria de saúde.

Os graduandos do curso de Farmácia poderão desfrutar, a partir do mês de março, de uma infraestrutura voltada às atividades práticas e extracurriculares da graduação, além de poderem aprender a atuação clínica do farmacêutico, incluindo uso racional dos medicamentos, otimização da farmacoterapia, conciliação medicamentosa, rastreamento e educação em saúde.

A estrutura do consultório é baseada na legislação vigente e conta com suprimentos e materiais necessários para a execução dos serviços e procedimentos farmacêuticos, incluindo computadores e aparelhos para a aferição de parâmetros clínicos e fisiológicos.

“A inauguração do Consultório Farmacêutico Escola é de grande importância para o curso de Farmácia, porque é um local onde os alunos podem vivenciar e colocar em prática aquilo que é aprendido em sala de aula. Esse é um momento muito significativo para a Florence, que pretende formar cada vez mais novos farmacêuticos de alto nível”, comentou Nilviane Pires, professora de Semiologia e Farmácia Clínica na Faculdade e que também terá a função de farmacêutica clínica no consultório-escola.

Durante as atividades no consultório, o aluno vai atuar em múltiplas disciplinas, como a Assistência Farmacêutica, Economia, Bioquímica Clínica, Semiologia e Práticas Integrativas e Complementares. Além disso, o consultório vai servir como espaço de pesquisa para a Pós-Graduação em Farmácia Clínica da Florence.

“O espaço foi pensado com atividades de simulação para que os professores das mais variadas disciplinas do curso possam utilizar esse espaço para suas práticas discentes acadêmicas. Com a disciplina que leciono de Economia e Administração, por exemplo, vou poder mostrar o processo de gestão de um consultório farmacêutico”, detalhou o professor da disciplina de Assistência Farmacêutica, Carlos Toledo.

A previsão é que a partir do segundo semestre o Consultório Farmacêutico Escola seja aberto para atendimento à comunidade.

Estudantes mais capacitados

Para os discentes do curso de Farmácia, o consultório vai propiciar o desenvolvimento deles nas mais diversas áreas da Farmacologia, bem como contribuir para a construção de novos conhecimentos, conciliando o ensino às atividades de Pesquisa e Extensão, proporcionando uma formação ampla e completa, preparando-os da melhor forma para o mercado de trabalho.

“É de grande importância o Consultório Farmacêutico Escola, pois iremos ter mais um ambiente no qual poderemos exercer a prática e nos preparar no atendimento aos pacientes. Antes fazíamos tais atendimentos representativamente com um colega de sala e agora vamos poder praticar diretamente com o paciente e isso é engrandecedor para nossa formação acadêmica”, destacou Lígia Sampaio, aluna 10º período matutino do curso de Farmácia

Cryslaine Cardoso, do 5º período noturno do curso de Farmácia também ficou feliz com a notícia do novo consultório e já prevê os benefícios em sua vida estudantil. “Fiquei em êxtase com a notícia do Consultório Farmacêutico Escola na Florence. É um avanço tanto para a instituição quanto para os alunos. Vamos poder ter um contato mais próximo com o público e ver na prática a atuação farmacêutica, o que é de suma importância. Portanto, fico maravilhada com essa mais nova conquista da Florence, pois irá beneficiar tanto os alunos quanto a população”, arrematou.