“Modelo Block”: Florence inova no Maranhão com novo modelo de ensino

“Block Model” é adotado por instituições ao redor do mundo. Saiba mais!
Notícias Gerais | 08/03/2021

A Faculdade Florence inovou no Ensino Superior maranhense ao implementar o “Block Model” à sua estratégia de ensino. A partir de 2021.1, os estudantes que iniciarem seus cursos na Instituição irão ingressar em um dos modelos adotados por universidades ao redor do globo, no qual os estudantes cursam uma matéria por vez, em blocos de estudo. Esse modelo, apesar de ser uma inovação no Brasil, já é um sucesso em instituições educacionais de países como Canadá, Estados Unidos e Suécia. Saiba mais sobre esse modelo, as suas vantagens e os seus diferenciais.

No “Modelo Block”, todos os estudantes cursam uma disciplina por vez, sendo três a quatro semanas com foco em apenas uma disciplina. Também conhecido como “ensino de bloco ou oferta carrossel”, o modelo tem, dentre os seus objetivos, a intenção de manter as salas de aulas menores, com focos específicos, por meio da atenção direcionada a um assunto, oferecendo, dentre outros: atenção individual; flexibilidade nos estudos; melhoria na participação e retenção de estudantes. Dentre outros, o modelo Block também pretende reduzir o estresse da experiência dos estudos em ambientes acadêmicos.

Esse modelo permite ao aluno uma maior imersão no conteúdo que está sendo ministrado. Em vez dele ter contato com o conteúdo uma vez por semana, como é feito no modelo ortodoxo, tradicional, um modelo que vem desde a idade média, diga-se de passagem, ele mergulha de forma muito mais aprofundada, com muito mais nuances de prática real naquela atividade daquela disciplina. Ele acaba tendo uma visão mais aprofundada e holística da disciplina, entendendo de forma mais eficiente o conteúdo, por ficar mais dedicado a uma matéria por vez”, explicou o diretor acadêmico da Florence, professor Thales de Andrade.

Quais as vantagens do “Block”?

Focando em uma disciplina por vez e evitando a sensação de sobrecarga conhecida entre os discentes, o modelo Block permite que os discentes saibam lidar melhor com o conteúdo do que quando cursavam aulas, trabalhos e provas de quatro, cinco ou mais unidades por vez. Além disso, os estudantes conseguem ter a flexibilidade de discernir se querem acelerar os estudos para se formarem antes do previsto ou mesmo desacelerar, devido a acontecimentos imprevistos em suas vidas pessoais. Por meio desse modelo, é possível espalhar os estudos ao longo do ano letivo, de acordo com os seus objetivos acadêmicos, profissionais e pessoais.

Outra vantagem é que, no modelo Block, caso o aluno tenha algum contratempo, ele pode deixar para cursar uma segunda disciplina no momento posterior. Ele pode deixar ‘em suspenso’ uma segunda disciplina e voltar para ela com o devido aprofundamento. Fica mais adequado a essa correria do cotidiano que o aluno não seja obrigado a fazer várias disciplinas ao mesmo tempo, mas que ele escolha a que ele vai fazer no momento que seja mais adequado para ele”, acrescentou o professor Thales.

A melhoria no resultado estudantil, de um modo geral, se deve, principalmente, pela praticidade de estudar apenas para uma matéria por vez, sem precisar enfrentar múltiplos prazos e provas. O foco é muito mais específico e a atenção ao conteúdo, aguçada. “O ‘Block’, no longo prazo, permite que o aluno decida a trilha que ele seguirá na sua formação ao longo do curso. A partir de uma oferta flexível, ele pode decidir as disciplinas que ele pode cursar naquele semestre, permitindo um modelo mais eficiente”, complementou o diretor acadêmico da Instituição.

Vanguardismo

O “Modelo Block” será aplicado a partir de 2021.1, para os estudantes do primeiro período. Essa inovação, contudo, também será paulatinamente levada para os alunos veteranos, que hoje estudam dentro do modelo tradicional de ensino. Conforme o professor Thales, a mudança no modelo de ensino marca o ensino inovador sempre praticado pela Instituição. “A Florence decidiu mudar seu modelo de ensino porque sempre tivemos como marca ser uma instituição de vanguarda que tinha como característica principal acolher o aluno e potencializar sua inserção no mercado de trabalho. O Block nos leva de volta à vanguarda e garante uma maior empregabilidade para os nossos egressos, com um ensino que é referência nas melhores faculdades ao redor do mundo”, finalizou o professor Thales de Andrade.

Vantagens financeiras

Se o seu sonho é ingressar no curso superior na Faculdade Florence, chegou a sua oportunidade! Entrando na Instituição por meio do modelo “Block”, é possível iniciar uma disciplina do início ao fim, ao invés de começar o semestre descontinuado. Além disso, estudantes que optarem por entrar na modalidade Block contarão com a 1ª mensalidade a R$ 49, além de um desconto de 50% até o final do curso.

Clique aqui e realize sua inscrição agora mesmo!