Aumenta demanda por profissionais da área da saúde com a pandemia

Aumenta demanda por profissionais da área da saúde com a pandemia

Fisioterapeutas, enfermeiros e farmacêuticos estão entre as profissões mais procuradas
Enfermagem | 11/03/2021
Compartilhe :

A crise mundial por conta da Covid-19 tem afetado diversas áreas da economia, mas também abriu novas oportunidades para algumas profissões, principalmente na área da saúde. O aumento da demanda nesse ramo se justifica pela necessidade de profissionais para o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, dentre eles, estão os fisioterapeutas, os enfermeiros e os farmacêuticos.

Fisioterapia

Conforme levantamento da Catho, as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% no ano passado em relação a 2019, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia.

Profa. Beatriz Jordão, coordenadora do curso de Fisioterapia.

“O fisioterapeuta tem um papel fundamental nas unidades de terapia intensiva e na recuperação do paciente pós-internação da Covid-19. O atendimento fisioterapêutico contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença. Em pacientes críticos, o trabalho do fisioterapeuta inicia até com o controle dos parâmetros da ventilação mecânica, além dos exercícios motores, diminuindo os efeitos do imobilismo”, esclareceu a professora Beatriz Marroquim, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence, a respeito da importância desse profissional no combate à Covid-19.

Enfermagem

Segundo dados do relatório Empregos em Alta do LinkedIn, as contratações de enfermeiros de terapia intensiva registraram um crescimento recorde de 820% entre abril e outubro de 2020 em comparação a 2019, com grande parte dessas funções sendo preenchidas por ex-enfermeiros generalistas. A pesquisa também demonstra que a profissão está entre as tendências para 2021.

Profa. Marcia de Jesus do curso de Enfermagem.

Profa. Marcia de Jesus do curso de Enfermagem.

Os enfermeiros são essenciais para os sistemas de saúde, desde a rede básica, realizando educação em saúde, elaborando e aplicando estratégias de prevenção em saúde, até o desempenho de ações de cuidado e gestão da assistência em ambientes hospitalares.

“Infelizmente em 2021 a luta contra a Covid-19 ainda não cessou, exigindo da enfermagem um papel de protagonismo. Os atendimentos de pacientes com quadros mais graves da doença acontecem dentro de uma UTI, local em que o enfermeiro atua de forma integral e qualificada aplicando também os seus conhecimentos de sistematização da assistência de enfermagem a fim de recuperar e reabilitar os pacientes. Dentro deste novo cenário, o mercado de trabalho para o enfermeiro está em expansão, pois entendo que não somente na assistência direta ao paciente podemos ser heróis, mas também na gestão, na docência, na pesquisa e no empreendedorismo”, explicou a docente das disciplinas de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde do Idoso e Primeiros Socorros do curso de Enfermagem da Florence, Marcia de Jesus.

Farmácia

Segundo a análise do Glassdoor, site de recrutamento que compila oportunidades de emprego, o farmacêutico está entre os 10 cargos com maior demanda no Brasil. No relatório Empregos em Alta do LinkedIn, a profissão está em terceiro lugar com maior oferta de vagas, ficando atrás apenas de vagas para médicos especializados e cargos na área da tecnologia.

Docente Nilviane Pires, profa. das disciplinas de Farmácia Clínica, Semiologia e Bioquímica Clínica do curso de Farmácia.

Profa. Nilviane Pires do curso de Farmácia.

Por sua competência e disponibilidade, o farmacêutico representa frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde. “O farmacêutico é um profissional que já atua no cuidado em saúde com focos na farmacoterapia, rastreamento em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados e educação em saúde. Por isso, o profissional farmacêutico é um dos protagonistas no combate à Covid-19, atuando na linha de frente, orientando a população sobre os sintomas, tirando dúvidas, rastreando e notificando casos sintomáticos. Ele trabalha atuando também nas pesquisas clínicas em busca de medicamentos eficazes contra a comorbidade e nas análises clínicas auxiliando no diagnóstico e prognóstico médico da doença”, explicou a docente Nilviane Pires, professora das disciplinas de Farmácia Clínica, Semiologia e Bioquímica Clínica do curso de Farmácia da Faculdade Florence.

Vale ressaltar, ainda, que o Brasil foi um dos países mais impactados pela pandemia e, portanto, investiu muito em projetos de pesquisa relacionados à Covid-19. De acordo com o LinkedIn, organizações de pesquisa como o Instituto Butantan, o IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre as empresas que mais contrataram em 2020 profissionais da área da saúde. Das contratações, 73% dos cargos foram preenchidos por profissionais do sexo feminino.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas