Dia do Técnico em Meio Ambiente: profissional é essencial para a sustentabilidade do planeta

Entenda as funções da profissão
Técnico | 13/03/2021

O Dia do Técnico em Meio Ambiente é comemorado hoje, 13 de março. Esse profissional atua nas atividades de gestão, conservação e educação ambiental a fim de auxiliar na sustentabilidade do planeta. Ele também é responsável pelos processos produtivos integradores e domínios de tecnologias e técnicas que contribuam para o aprimoramento da qualidade ambiental.

A sensibilização ambiental não é só uma tendência mundial, é uma necessidade, tanto pela questão da sustentabilidade, quanto pela obrigatoriedade das empresas de cumprirem as leis ambientais. Por isso, o sólido conhecimento humanístico, tecnológico e gerencial faz com que o Técnico em Meio Ambiente se adapte a novas situações buscando incentivar e participar de todas as ações e projetos referentes à preservação ambiental, interagir com a sociedade sensibilizando e argumentando através de dados concretos acerca da preservação e utilização dos recursos naturais.

Além disso, o domínio da legislação ambiental o auxilia na orientação de empresas, instituições e escolas quanto a riscos ambientais, intervindo no sentido de minimizar situações de riscos para a natureza.

Curso Técnico em Meio Ambiente no Florence

O curso técnico em meio ambiente é para quem se interessa por temas ambientais, sustentabilidade e assuntos afins e acredita que é possível conciliar o crescimento de uma empresa com a preservação do meio ambiente.

Com o programa do curso Técnico em Meio Ambiente do Florence e a metodologia focada em vivência prática, a formação dura 14 meses e a carga horária é composta por 1000h, sendo 800h de aulas teóricas e prática e 200h de estágio supervisionado. O estudante pode cursar na modalidade concomitante ou subsequente ao ensino médio.

Após formado, o campo de atuação do técnico abrange ambientes naturais, urbanos ou rurais, nas esferas públicas, privadas ou em organizações não-governamentais, integrando equipes multiprofissionais.

Como realizar a sua matrícula

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, através do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.