Entenda como a Fisioterapia ajuda no desenvolvimento motor da criança com Síndrome de Down

21 de março é o Dia Mundial da Síndrome de Down
Datas Comemorativas | 20/03/2021

A Síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21, é caracterizada como uma patologia genética autossômica em que os indivíduos apresentam um cromossomo 21 a mais, tendo, no total, 47 cromossomos ao invés de 46. A incidência de ocorrência da síndrome no Brasil é de 1 a cada 600 – 800 nascimentos segundo a Diretriz de Atenção à pessoa com Síndrome de Down.

O Dia Internacional foi criado pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) e seu reconhecimento oficial pela ONU foi proposto pelo Brasil. Neste dia, pessoas com Síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas se mobilizam para defender os direitos, a inclusão e o bem-estar das pessoas com a trissomia. Aproveitando a data, convidamos a fisioterapeuta Nelmar Mendes, professora da Faculdade Florence, para explicar a importância da Fisioterapia no desenvolvimento motor da criança com Síndrome de Down.

Fisioterapeuta Nelmar Mendes, professora da Faculdade Florence.

De acordo com a profa. Nelmar Mendes, a Fisioterapia é indicada para a Síndrome de Down logo após o nascimento da criança diagnosticada, quando se inicia a estimulação precoce utilizando, por exemplo, o Baby Bobath, que procura inibir a adoção de posturas anormais e promover posturas e movimentos corretos, estimulando o Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM).

O tratamento fisioterapêutico tem o objetivo de auxiliar a criança com Down a obter um desenvolvimento neuropsicomotor adequado, visto que elas podem apresentar atrasos de desenvolvimento devido a algumas alterações, como o tônus muscular, que é uma consequência da síndrome e impacta diretamente na postura da criança e nas aquisições dos marcos do aprendizado.
A fisioterapia, em conjunto com outras profissões como a fonoaudiologia e terapia ocupacional, possuem esse grande papel de realizar atividades e estratégias com que a criança que auxiliem a aquisição dessas habilidades funcionais, uma dessas formas é através da estimulação precoce”, explicou a professora Nelmar.

Ela acrescenta que existem várias técnicas que a Fisioterapia pode utilizar além da estimulação precoce, dentre elas as terapias neurológicas intensivas e vestes terapêuticas.

Portando, através das técnicas de estimulação, podemos incentivar áreas funcionais motoras e sensoriais. A Fisioterapia dá condições para o desenvolvimento adequado da criança, auxiliando para que a idade cronológica (IC) fique o mais próximo possível dos marcos do desenvolvimento esperado para a idade, passando a criança, assim, por todas as fases, como: rolar, arrastar, engatinhar, ficar de pé e andar, obedecer a ordens, ir para a escola, nadar, dentro, é claro, do tempo dela. E com o decorrer do crescimento, as práticas fisioterapêuticas vão contribuir para o seu desenvolvimento pessoal e social.

Estude Fisioterapia na Florence!

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em estudar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49 e ainda terão acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 50%*.

O curso de Fisioterapia da Florence possui excelente corpo docente, formado por mestres e doutores, aulas práticas desde o primeiro período, com metodologias ativas, impressora 3D disponível para utilização dos alunos e prestação de serviços à sociedade, com orientação e serviços na área de Fisioterapia.

O mercado de trabalho para os formados em Fisioterapia vem se expandindo muito nos últimos tempos no Maranhão e oferece excelentes perspectivas profissionais aos graduados nesta área. A formação em Fisioterapia permite que os profissionais possam atuar em diversos campos mais conhecidos, como traumato-ortopedia, pediatria, neurologia, reumatologia, respiratória, neonatologia, desportiva (trata lesões em atletas) e home care.

Também podem atuar em áreas que estão em ascensão, como Fisioterapia integrativa, microfisioterapia, osteopatia, acupuntura, uroginecofuncional, oncofuncional (tratamento de câncer) e terapia manual e em outras áreas como dermato-funcional, ergonomia e ginástica laboral, e outros.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Consulte condições aqui.