Entenda a importância do profissional contábil para o fortalecimento da economia brasileira

Entenda a importância do profissional contábil para o fortalecimento da economia brasileira

A categoria é responsável pelas análises financeiras essenciais em tempos de crise
Ciências Contábeis | 22/03/2021
Compartilhe :

Com a segunda onda de casos da Covid-19 no Brasil, a crise na saúde brasileira novamente afeta diversos setores de desenvolvimento que estavam se reerguendo e procurando alternativas para a retomada do crescimento econômico. Dentro deste cenário em que novas medidas provisórias surgem com frequência, contadores se tornaram consultores e mostraram que o seu papel é fundamental para as empresas dos mais diversos setores e órgãos públicos, visto que essas instituições precisam de informações e análises financeiras para investimentos e ações regulatórias.

O profissional contábil é aquele cuja atividade consiste na prestação de serviços, fornecendo informações e avaliações principalmente de natureza física, financeira e econômica sobre o patrimônio das entidades, com o objetivo de auxiliar no processo de tomada de decisões e sobre as tendências futuras.

Adaptados ao dinamismo dos mercados e às constantes mudanças, em pouco tempo, os contadores precisaram se atualizar sobre as medidas publicadas pelo governo, interpretá-las e garantir o assessoramento mais adequado para cada tipo de empresa, seja no campo tributário, previdenciário, trabalhista, financeiro ou societário.

Fusões e aquisições no mercado; profissionalização com melhorias de atendimento, de salários e rendimentos; maior eficiência com uso da tecnologia; atualização pessoal e profissional, incluindo marketing, gestão e vendas; segmentação; além da atuação global e em vários canais integrados de relacionamento são as principais áreas que precisam desse profissional, inclusive sendo tendências para a profissão em 2021.

Contadora e gestora de negócios, Patrícia Sales.

Contadora e gestora de negócios, Patrícia Sales.

De acordo com a contadora e gestora de negócios Patrícia Sales, professora da disciplina de Teoria normativa da contabilidade do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence, a profissão tem evoluído e junto a isso foi necessária sua participação ativa nos diversos cenários e, de forma inevitável, nas várias lutas para o reconhecimento do profissional. 

“O profissional contábil viu o aumento dos tipos de negócios, bem como suas complexidades registradas após a Revolução Industrial, que alterou todo o rumo da profissão com a exigência de exames contábeis das experiências financeiras das empresas, as quais, comumente, punham seus serviços profissionais à disposição de outras organizações com visão e experiências relacionadas às atividades econômicas. Por essa razão, atualmente são exigidas responsabilidades do perfil e habilidades desse profissional, que não se fundamenta apenas na capacidade técnica, mas, sobretudo, em uma postura ética, séria e confiante no fornecimento das informações contábil e financeira de uma empresa, reduzindo riscos ao investir e a melhor destinação dos recursos, principalmente em tempos de crise”, destacou a professora Patrícia Sales. 

Breve evolução da profissão no Brasil

A profissão de contador está ligada ao desenvolvimento da sociedade e da necessidade de proteção às posses. Essa necessidade chegou ao mundo medieval, quando foi publicado o Tratactus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), obra de Frei Luca Paciolo, que inseriu a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

A profissão de “guarda-livros” surgiu logo após, na segunda metade do século XIX, e teve essa referência pela principal função que exercia na época, que era de escrituração e a manutenção da boa ordem de livros mercantis das empresas comerciais.

Com a exigência do mercado por profissionais mais qualificados, o ensino deu uma importante contribuição na evolução desse profissional, que viu, através do crescimento econômico causado pela produção e urbanização, o seu apogeu e necessidade da mudança na postura e adequação nos formatos do trabalho. 

Com a abertura do comércio internacional e o processo de integração econômico mundial, a demanda pela informação econômica entre os países tornou-se cada vez mais atuante. Tanto que, em 2007, o Brasil passou a adotar as Normas Internacionais de Contabilidade para acompanhar os desafios e mudanças econômicas da época.

A era digital também foi um dos maiores marcos da evolução contábil. Com sistemas mais evoluídos e complexos, as Ciências Contábeis passaram de uma simples escrituração primitiva para uma forma rápida e eficiente de interação das informações.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas