Florence Indica: confira cinco livros que todo estudante de Direito deve ler

Leituras complementares auxiliam no bom desempenho da vida acadêmica e profissional
Direito | 30/03/2021

A leitura é um hábito indispensável para qualquer aluno de graduação e no curso de Direito não é diferente. Engana-se quem acha que o Vade Mecum é o único livro que deve estar na cabeceira dos estudantes desta área, afinal muitas são as obras que retratam a rotina de advogados ou que promovem uma reflexão construtiva sobre a atuação desse profissional.

Por isso, iniciamos a série “Florence Indica”, com cinco livros complementares às leituras acadêmicas da grade curricular dos cursos da Instituição. Nesta matéria, destacaremos livros sugeridos pelo professor Davidson Miranda, coordenador do curso de Direito da Faculdade Florence, que vão fazer toda a diferença na carreira dos futuros profissionais da área do Direito. Confira:

21 Lições Para o Século 21 – Yuval Noah Harari

Na obra, o autor responde a questões atuais, com um rigor científico para assuntos como inteligência artificial, guerras nucleares, fake news, entre outros assuntos, que vão se vinculando aos poucos na narrativa contemporânea. A principal ideia de Yuval Noah Harari ao escrever o livro é trazer uma nova visão para assuntos contemporâneos. O livro é dividido em 5 capítulos, que tratam desde o contexto político atual, até os motivos que levaram ao medo do terrorismo, aumento dos discursos preconceituosos e nacionalistas extremos.

Brumadinho: a engenharia de um crime – Lucas Ragazzi e Murilo Rocha

“O livro-reportagem “Brumadinho: A Engenharia de um Crime” reconstrói a maior tragédia socioambiental do país, trazendo pontos de vista pessoais de quem vivenciou de perto o desastre, e também percorre relatórios internos da mineradora, trocas de e-mails de auditores externos e traz depoimentos de funcionários”, comentou o professor Davidson Miranda sobre o livro.

A obra ainda traz evidências de que a mineradora Vale sabia dos riscos elevados da barragem da mina do Córrego do Feijão, que se rompeu em 25 de janeiro de 2019, deixando 270 mortos e um dano ambiental incalculável. Uma leitura importante para compreender a advocacia investigativa e ambiental.

Carnaval Tributário – Augusto Becker

O autor desenvolve em Carnaval Tributário a tese que “empréstimo compulsório” é, na verdade, um tributo, promovendo profunda alteração nos rumos do estudo do Direito Tributário Brasileiro. A obra é composta de vinte e quatro pequenos capítulos, congregados em quatro partes: “Carnaval Tributário”, “O Mundo Jurídico e o outro”, “Conversações com Juristas das minhas Relações”, “Interpretação das Leis Tributárias” – todos retratando as reflexões e experiências profissionais deste grande jurista, filósofo e poeta que foi Alfredo Augusto Becker.

Como as Democracias Morrem – Steven Levitsky

O livro busca mostrar como a democracia pode e é frequentemente subvertida por dentro, pelas mãos de líderes e atores de tendência autoritária que, navegando através de suas mesmas instituições e poderes, terminam por transformá-la em um regime distinto e autocrático, sem necessariamente precisar utilizar das forças armadas ou de um golpe de Estado clássico.

“A leitura ajuda na compreensão da disciplina de Direito Constitucional, auxiliando o aluno a entender o termo “erosão constitucional”, que os onze ministros do Supremo Tribunal Federal gostam de utilizar”, explicou o professor Davidson Miranda.

Responsabilidade Civil e Novas Tecnologias – Editora Foco

A obra é uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil (IBERC) e contém vinte e dois artigos produzidos por profissionais de elevada qualificação, representando as mais diversas interfaces entre as possibilidades que o futuro abre e a tarefa que o ordenamento jurídico tem de prevenir e compensar lesões a interesses patrimoniais e existenciais concretamente merecedores de tutela.

Com dicas para todos os gostos, essas obras podem contribuir de maneira substancial, afinal cada um dos livros proporciona conhecimentos e experiências únicas, de modo que engrandecem a sua capacidade de atuação como advogado.

Estude Direito na Florence

O Curso de Direito da Faculdade Florence possui conceito 4 na avaliação do MEC e se consolida no mercado entregando ao Maranhão profissionais com uma sólida formação humanista e técnico-científica, adequada à compreensão interdisciplinar do fenômeno jurídico e das transformações sociais. A formação ofertada na Florence é voltada ao exercício da cidadania e da profissão e ao bom desempenho das várias dimensões profissionais que a Ciência do Direito abrange e para a construção da justiça social de uma sociedade mais igualitária e democrática.

Na Florence, os alunos aprendem com docentes com prática no mercado, matriz diferenciada, flexibilidade, estrutura e boa localização. Os alunos também contam com projetos de pesquisa como “Direito e Sétima Arte” e projetos na área de Compliance. Além disso, há vários convênios institucionais da faculdade com órgãos públicos, empresas privadas e escritórios de advocacia.

Se você sempre sonhou em se formar na área do Direito, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em cursar Direito na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade por R$49,00, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico*.

Inscreva-se agora!

*Confira o edital aqui.