Dia da Saúde e Nutrição: docente destaca importância de bons hábitos alimentares para um estilo de vida saudável

Dia da Saúde e Nutrição: docente destaca importância de bons hábitos alimentares para um estilo de vida saudável

Preparações simples com alimentos in natura são a base de uma saúde equilibrada
Datas Comemorativas | 31/03/2021
Compartilhe :

Em 31 de março é celebrado anualmente no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de chamar a atenção da população para a importância da saúde e da boa alimentação. O dia também serve para que as instituições públicas e privadas reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável dos alimentos que consumimos todos os dias.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde é o primeiro passo a ser seguido para uma saúde alimentar, já que apresenta as diretrizes alimentares oficiais para a população. O Guia possui informações, princípios e recomendações que destacam a comida do lar e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura, como bons hábitos alimentares.

Para conferir o Guia Alimentar para a População Brasileira, CLIQUE AQUI!

Nutricionista Wyllyane Carvalho, professora da Faculdade Florence.

Nutricionista Wyllyane Carvalho, professora da Faculdade Florence.

De acordo com a nutricionista Wyllyane Carvalho, professora das disciplinas de Avaliação Nutricional, Nutrição Materno Infantil, Epidemiologia e Bioestatística e Nutrição na Enfermagem na Faculdade Florence, a saúde e a alimentação saudável estão diretamente associadas. Para ela, não há como mencionar uma sem priorizar a outra e vice versa. 

“Os alimentos que compõem nossa dieta ao longo do dia representam uma verdadeira potência capaz de gerar fatores protetores ou de risco para a nossa saúde, a depender do que, quanto e como comemos. Portanto, é urgente que seja dada à alimentação a devida atenção e o investimento que merece. Antes de correr atrás de alimentos milagrosos ou de suplementos vitamínicos e minerais com o objetivo de melhorar a saúde, buscar auxílio profissional é fundamental. O nutricionista é a pessoa gabaritada para fazer a melhor assistência às pessoas quando o assunto é alimentação. São esses profissionais que convidam você a comer comida de verdade e a construir novos hábitos, entre eles os descritos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira”, pontuou. 

Por isso, a nutricionista Wyllyane Carvalho sugere algumas mudanças de hábitos alimentares para um corpo saudável, elas são:

  • Inserir alimentos in natura ou minimamente processados na base da sua alimentação;
  • Planejar o uso do tempo para dar para a sua alimentação o espaço que ela merece;
  • Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades no preparo das refeições;
  • Ser crítico quanto às propagandas de produtos alimentícios milagrosos;
  • Limitar o consumo de alimentos processados;
  • Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados; 
  • Fazer exames nutricionais com um especialista. 

A adoção de uma postura pautada em hábitos alimentares saudáveis e padronização dos níveis de atividade física pode evitar diversos fatores de risco na população, como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas