Dicas Florence: tenha foco nos estudos em 2021.1!

Dicas Florence: tenha foco nos estudos em 2021.1!

Florence traz dicas para te ajudar a manter a disposição ao longo do semestre
Notícias Gerais | 31/03/2021
Compartilhe :

Uma das coisas mais difíceis ao longo do semestre é manter a determinação, a disposição e o foco. Quando falamos em aulas on-line, então, fica ainda mais difícil focar nos seus verdadeiros objetivos. Muitas distrações, cansaço, falta de contato presencial com a sala de aula e os professores e mesmo a procrastinação são vilões nesse processo. Isso, contudo, não pode te atrapalhar e é justamente para evitar que isso aconteça que a Florence separou dicas infalíveis que te auxiliarão a superar todos esses desafios. Confira:

1) Tenha claro qual é o seu objetivo e busque manter o foco nisso. Anote, se for preciso: para manter o foco, primeiramente, é preciso ter um foco. Qual é o seu objetivo? Por que você está estudando? Qual a sua meta de vida? O que você pretende alcançar em longo prazo? Essas são perguntas desafiadoras, mas extremamente importantes e que serão fundamentais para o seu processo de foco ao longo do semestre. Agora, lembre-se de não deixar esses objetivos te sobrecarregarem. Divida-os em pequenas partes e busque realizar cada uma delas em pequenos espaços de tempo, para que isso te ajude a se manter motivado.

2) Tarefas grandes e inalcançáveis? Divida-as em microtarefas: Pensar no semestre inteiro com seus trabalhos, provas, aulas, seminários pode gerar uma onda de ansiedade e preocupação, além da sensação de incapacidade. Para evitar que isso aconteça, divida todas as demandas complexas e desafiadoras em microtarefas. Dê o “check” em uma de cada vez, avalie sua evolução e comemore suas conquistas. Cada pequeno passo é uma vitória quando o caminho te leva à realização dos seus sonhos e objetivos. Nunca se esqueça disso!

3) Tenha rotinas bem estabelecidas: A flexibilidade das atividades remotas traz inúmeros benefícios, como o acesso à sala de aula de onde você estiver. Contudo, apesar de ser muito benéfica, ela pode ser uma grande vilã também. Para evitar que um trunfo se transforme em uma armadilha na sua rotina de estudos, estabeleça uma rotina. Horário de acordar, de se organizar para estudar, horário de se concentrar nos estudos, horário de descansar… Com organização ficará mais fácil, concreto e possível observar sua evolução.

4) Ter rotinas não significa monotonia: Diversifique suas abordagens de estudo. Mude o local das aulas, diversifique os temas, utilize plataformas de videoconferência para estudar em grupo… Em resumo: não deixe sua rotina de estudos cair na “mesmice”. Variar as estratégias de estudo irá te auxiliar a ter mais interesse e disposição ao longo do semestre. Lembre-se: estudar tem que ser algo prazeroso, sobretudo quando você tem um claro objetivo em mente.

5) Se até o relógio precisa recarregar para funcionar, você também precisa! Os estudos não são tudo! Lembre-se de ter uma vida também. Respeite os limites do seu corpo e tenha momentos de descanso. Exercite o seu corpo, exercite a mente, mas também se permita parar para assistir aquela série aclamada, para fazer videoconferências com seus amigos ou mesmo assistir àquela live do cantor que você tanto gosta. Respeite esses momentos! O maior erro que alguém pode cometer é deixar sua vida 100% focada no trabalho ou nos estudos. Tão importante quanto trabalhar é descansar, dedicar tempo à família, amigos e hobbies. Isso ajuda tanto a manter o foco nos estudos quanto para a preservar sua saúde mental.

Adaptação: força e inteligência

“Assimilar, aprender e adaptar é o meu ‘mantra’ pessoal e reflete muito como encaro essas novas dificuldades. Precisamos assimilar essa nova realidade e as novas expectativas que surgirem dessa transformação das relações sociais; precisamos aprender sobre essa nova sociedade, não mais estabelecida em estruturas sólidas e estáticas; e, acima de tudo, precisamos nos adaptar a ela. Força e inteligência — qualidades principais de outrora — agora têm um novo nome: adaptação”, arrematou o diretor acadêmico da Florence, professor Thales de Andrade.

Gostou das dicas? Agora, para garantir que seu semestre esteja 100% em ordem, clique aqui para conferir o Calendário Acadêmico de 2021.1 da Florence e alinhe seus estudos com a programação institucional. Outra dica é: confira sempre o site da Instituição para estar por dentro de todas as atividades do seu curso!

A Florence deseja um ótimo 2021.1 a todos!

 

 

Notícias Relacionadas