Dia Mundial de Combate ao Câncer: exames regulares e diagnóstico precoce salvam vidas 

Dia Mundial de Combate ao Câncer: exames regulares e diagnóstico precoce salvam vidas 

O câncer é a segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo 
Datas Comemorativas | 08/04/2021
Compartilhe :

Nesta quinta-feira, 8 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer. A data serve para informar a população sobre a importância dos cuidados e da prevenção da segunda doença que mais mata pessoas em todo o mundo. As causas para o surgimento do câncer podem ser as mais variadas possíveis e vão desde motivos externos – como o ambiente, costume ou hábitos que o indivíduo possui – até fatores internos, como características geneticamente predeterminadas.

Enfermeira Rosana Martins Coutinho, professora da Faculdade Florence.

Enfermeira Rosana Martins Coutinho, professora da Faculdade Florence.

De acordo com a enfermeira Rosana Martins Coutinho, professora das disciplinas de Fundamentos para o cuidar e Saúde do Adulto I, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, a prevenção do câncer engloba ações que são realizadas com o intuito de reduzir os riscos de ter a doença.

“Podemos ter a prevenção primária, que tem o objetivo de impedir que o câncer se desenvolva, como evitar a exposição aos fatores de risco e adotar hábitos saudáveis (alimentação saudável e realização de atividade física). Além da prevenção secundária, que é o momento em que deve ocorrer a detecção e o tratamento da doença em seu estágio pré-maligno”, explicou a docente Rosana Martins.

Tipos de câncer 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tipos de câncer que mais atacam os brasileiros são:

Câncer de pele;

Câncer de próstata;

Câncer de mama;

Câncer de cólon e reto;

Câncer de pulmão;

Câncer de estômago.

Ainda segundo o INCA, cerca de um terço dos cânceres mais comuns são evitáveis por meio da adoção de hábitos e estilo de vida saudáveis. A professora Rosana Martins cita que o indivíduo pode prevenir os vários tipos de câncer optando por uma alimentação rica em produtos in natura, mantendo um peso corporal adequado, praticando atividades físicas, evitando fumar, consumir bebidas alcoólicas, comer carnes processadas e ultraprocessadas, evitando a exposição ao sol entre 10h e 16, passando protetor solar todos os dias e realizando consultas periódicas.

Debater, combater e prevenir é um dever de todos nós. Fique atento aos sinais do câncer e procure um médico! 

Florence está com inscrições abertas 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Notícias Relacionadas