25 de abril: Dia da Contabilidade é celebrado neste domingo

A Contabilidade é essencial para a saúde financeira das empresas
Ciências Contábeis | 24/04/2021

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. Mesmo em tempos incertos, é a Contabilidade, pela aplicação de suas técnicas, métodos, normas e princípios, que dá vida às pessoas jurídicas, gerando negócios, empregos e renda e controlando a riqueza produzida no país, colaborando na solução dos problemas econômicos e sociais. E para lembrar da importância dessa área profissional, neste domingo, 25 de abril, é celebrado o Dia da Contabilidade.

Origem do Dia da Contabilidade

A data surgiu em homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão de ciências contábeis no Brasil. Contudo, a regulamentação da profissão aconteceu apenas com o Decreto nº 20.158, de 30/6/1931, que oficializou as Ciências Contábeis no Brasil.

O Dia da Contabilidade foi oficialmente criado a partir da Lei Estadual nº 1.989, em 23 de maio de 1979. Até o mês de abril de 2012, o Dia da Contabilidade era chamado de Dia do Contabilista. No entanto, a partir desta data, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) determinou a alteração do termo Contabilista para “Profissional da Contabilidade”.

Importância da Contabilidade

Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o profissional que atua nas Ciências Contábeis tem uma das mais altas taxas de empregabilidade no Brasil: 93,8%.

E não é à toa que este número é alto, afinal é através da Contabilidade, por meio de atividades como o registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo de uma empresa, que é possível assegurar seu controle financeiro

Contabilidade e a pandemia

A Contabilidade, em tempos de crise, é necessária para manutenção da saúde das empresas, uma vez que é ela quem cuida dos fatos contábeis, avaliando as questões financeiras, tributárias e fiscais da organização.

A crise causada pelo novo coronavírus mudou a rotina das organizações, dentre elas a forma como o trabalho é exercido, o formato das reuniões e o modo de consumir produtos. Nesse sentido, o setor contábil é o ente capaz de orientar os negócios da melhor maneira possível para o enfrentamento da atual situação. Além de prover orientações quanto ao cenário atual, é o setor contábil que pode organizar a retomada das atividades.

Prof. Halbert Andrade, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Florence.

“Para sobreviver ao cenário de incertezas que já enfrentávamos a algum tempo, as empresas estão passando por grandes desafios para se manterem vivas. Muitas já fecharam e outras tantas têm dificuldades para permanecerem com suas operações ativas e sua saúde financeira equilibrada. Dessa forma, não apenas se faz necessária uma gestão administrativa e comercial criativa e inovadora, mas também são necessários alguns cuidados muito importantes que estão a cargo da Contabilidade“, afirmou o professor Halbert Andrade, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence.

Como exemplo, o professor Halbert Andrade cita as isenções de impostos, subsídios, prorrogações e ações que tanto o governo federal quanto os governos estaduais e municipais estão empregando a fim de oportunizar condições de sobrevivência para as empresas. “Nesse momento, escancaramos a importância do profissional da Contabilidade em avaliar e implantar em sua organização (ou nas organizações as quais ele acompanha) aquilo que está disponível para passar por essa crise, principalmente em relação às questões trabalhistas, visto que os governos têm tomado ações para o enfrentamento da pandemia que por vezes alteram as regras trabalhistas, o que demanda bastante atenção do contador em adotar as ações possíveis”, complementou.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em ingressar na Instituição poderão escolher entre 10 cursos: Biomedicina, Direito, Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Medicina Veterinária. Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

Clique aqui e veja também os cursos técnicos do Instituto Florence!