Professor de Odontologia da Florence fala sobre as novas tecnologias na área de saúde bucal

Rafael Nunes fala sobre as mudanças através da modernização
Graduação | 29/04/2021

No decorrer dos últimos anos, a tecnologia evoluiu nas mais diversas áreas. E isso também tem refletido no ramo da saúde. São várias as tecnologias inovadoras que ajudam a deixar os tratamentos mais rápidos e confortáveis para os pacientes, além de oferecerem facilidades para os profissionais. Na Odontologia, sabemos que toda essa tecnologia disponível para uso nos procedimentos em consultórios, radiologias e laboratórios de prótese não é apenas uma mera perspectiva para o futuro. A chamada odontologia digital avança cada vez mais.

O coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Florence, Rafael Nunes, explica que é muito importante que os profissionais da área estejam atentos às novidades, pois elas podem ser a solução para alguns desafios enfrentados. “A tecnologia está crescendo constantemente e de forma rápida. A cada ano chegam novidades no ramo da Odontologia e, para se manter no mercado de trabalho de forma ativa, é necessário o dentista se modernizar”, comenta.

Segundo o professor, toda essa modernização proposta para o setor odontológico traz mais facilidade para o dentista e comodidade para o paciente, que tem à disposição procedimentos cada vez menos invasivos, menos doloridos e mais rápidos. “Essa modernização só traz benefícios, tanto para o dentista quanto para o paciente. Dentre os exemplos, podemos citar a rapidez e a precisão no trabalho”, pontua.

Novas tecnologias

O coordenador Rafael conta que entre as tecnologias odontológicas que têm sido cada vez mais utilizadas pelos dentistas está o Escaneamento Intraoral, que proporciona mais rapidez e precisão ao tratamento. “Essa tecnologia elimina o uso de massas e realiza a moldagem dos dentes do paciente de forma rápida e confortável, tornando possível realizar os ajustes necessários junto com o paciente. Em casos ortodônticos é possível mostrar uma prévia de como ficará o sorriso após o tratamento com o aparelho”, explica.

Outra tecnologia em alta no mercado odontológico é o fresamento de peças protéticas. Professor Rafael explica que a ferramenta troca a mão humana pela máquina, concedendo mais precisão ao procedimento.

Ensino atualizado

Com todas essas novidades, é preciso que os estudantes estejam preparados para o mundo do trabalho e suas exigências, e as instituições de ensino devem proporcionar a esses futuros profissionais o desenvolvimento das capacidades necessárias para isso. Segundo o professor Rafael Nunes, é necessário que a educação passe por uma verdadeira evolução para atender às novas demandas profissionais e os estudantes busquem esse novo conhecimento.

“O aluno precisa ter contato com essas novas tecnologias através de blogs, lives, artigos científicos, dentre outros, e a Florence está ajudando os estudantes e futuros profissionais para atuarem de acordo com o que lhes é exigido nessa nova realidade. É necessário desenvolver nos estudantes capacidades e habilidades indispensáveis para o exercício da profissão. Nós precisamos evoluir sempre”, pontua.

Promover a integração do ensino dos estudantes da área de odontologia às novas tecnologias é um dos diferencias da Florence. Na Instituição, os alunos têm a oportunidade de vivenciar a experiência da Odontologia Digital ainda na graduação. Saiba mais sobre as ações da faculdade acompanhando o nosso site.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de até 80%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 8º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira condições no edital!