Egressa de Farmácia da Florence tem artigo publicado em livro científico

Camila Barros desenvolveu TCC com foco em avaliação de excesso de peso em adolescentes
Farmácia | 30/04/2021

O que poderia ser mais um Trabalho de Conclusão de Curso se transformou numa experiência única na vida acadêmica da egressa do curso de Farmácia da Florence Camila Barros. A formanda desenvolveu o seu Trabalho de Conclusão de Curso sobre o excesso de peso em adolescentes e teve o seu artigo publicado no livro “Atividade física e nutrição: Contribuições para a saúde e o bem-estar, Volume 1” que busca abordar múltiplas temáticas relacionadas à prática de esportes, atividades físicas, nutrição, saúde e bem-estar.

O tema trabalhado por Camila em seu TCC foi “Avaliação de excesso de peso em adolescentes de uma escola em tempo integral”. A pesquisa consistia em identificar a prevalência de excesso de peso em adolescentes (10 a 19 anos de idade) de uma escola em tempo integral. Camila conta que os resultados foram alarmantes: “No resultado da pesquisa observou-se que há uma alta prevalência de adiposidade central nesses adolescentes, chamando assim atenção, já que a obesidade é um fator de risco para diversas comorbidades. Assim, deve-se promover a implementação de medidas preventivas para controle da obesidade a fim de evitar desfechos negativos quando adultos ou até mesmo ainda na adolescência”, explicou.

A pesquisa foi orientada pela professora do curso de Farmácia da Florence Nilviane Pires e contou com a contribuição de pesquisadores de outras universidades. Segundo Camila, a participação da orientadora foi essencial para a conclusão desse trabalho. “Ela foi de extrema importância! Sem ela nada teria acontecido. Atenciosa, buscou o tempo todo junto a mim deixar o meu TCC impecável, me orientou com acuidade, dando-me forças,” comentou.

Resultado de dedicação

Segundo a professora Nilviane Pires, a nota máxima no TCC apenas coroou uma trajetória de muita dedicação ao longo dos últimos anos e que culminou na publicação do artigo. “A Camila se esforçou muito na escrita desse trabalho de conclusão de curso e, se observar, é um tema relevantes a nível de saúde pública. É um tema atual, como a obesidade, que possui casos aumentando com a questão da pandemia. Então, eu creio que esse esforço de ela trabalhar conjuntamente tem que ficar para domínio público, para que outras pessoas possam citar e conhecer o trabalho que ela se dedicou tanto a concluir”, comentou.

Professora Nilviane ressaltou ainda que a pesquisa atrelada à extensão é um fator primordial para o desenvolvimento do aluno Florence. “Eu acredito que a graduação precisa ser uma experiência de diversos fatores para o aluno. Tem a academia, os estágios obrigatórios, mas também eu tento trazer para eles a importância de se trabalhar tudo isso com a pesquisa e extensão. Quando isso acontece, o aluno acaba ganhando um olhar diferenciado e isso auxilia ele no mercado de trabalho”, concluiu.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49,00, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%.*

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora.

*Confira condições no site.