Conheça a Biomedicina e suas áreas de atuação

Conheça a Biomedicina e suas áreas de atuação

Docente da Florence destaca os principais diferenciais da profissão  
Biomedicina | 03/05/2021
Compartilhe :
A Biomedicina está entre as profissões que mais crescem no país. E não teria como ser o contrário, pois as possibilidades de atuação são inúmeras e o mercado de trabalho para o biomédico é bem amplo. Mas afinal, você sabe o que é a Biomedicina e quais são as suas áreas de atuação?

A formação superior em Biomedicina teve sua inserção no Brasil em 1966 e alia em um único curso conhecimentos biológicos e médicos, com o objetivo de formar profissionais capacitados para atuarem como pesquisadores multidisciplinares. Este profissional é um elemento agregador necessário nas pesquisas que envolvem os campos das ciências biológicas e da saúde.

“Diversos autores discutem a importância da promoção de uma relação dialética entre a prática clínica e o conhecimento científico para garantir que o conhecimento técnico, característico da clínica, se respalda de dimensões interpretativas e interacionais que exigem o desenvolvimento de rigorosas investigações que as validem”, explicou a coordenadora do curso de Biomedicina da Faculdade Florence, profa. Paula Moiana da Costa.

Especialidades da Biomedicina 

Dessa forma, partindo do pressuposto de que existe um mercado nacional para tais especialistas, o curso de Biomedicina foi implementado no Brasil e obteve diversos sucessos subsequentes na aquisição de habilitações. As especialidades somam atualmente 31, sendo elas: Acupuntura; Análise Ambiental; Análises Bromatológicas; Auditoria; Banco de Sangue; Biologia Molecular, Biomedicina Estética, Bioquímica, Citologia Oncótica, Docência e Pesquisa: Biofísica, Virologia, Fisiologia, Histologia Humana, Patologia; Embriologia e Psicobiologia; Farmacologia; Fisiologia do Esporte e da Prática do Exercício Físico; Genética; Gestão das Tecnologias de Saúde; Hematologia; Histotecnologia Clínica; Imagenologia; Imunologia; Informática de Saúde; Microbiologia; Microbiologia dos Alimentos; Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório; Parasitologia; Patologia Clínica; Perfusão Extracorpórea; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS); Radiologia; Reprodução Humana; Sanitarista; Saúde Pública; e Toxicologia.

Mas por que tantas habilitações na Biomedicina? 

“Como o Biomédico é um profissional preparado para atuação em pesquisa, de forma profunda e abrangente, é natural que no decorrer do tempo se inserisse nas áreas de atuação que exigem tais conhecimentos, envolvendo práticas laboratoriais, educação científica e compreensão do ser humano em seus aspectos morfofuncionais, desde o micro até o macro, bem como suas patologias”, comentou a professora Paula Moiana da Costa.

Por isso, um biomédico pode atuar em qualquer uma das habilitações citadas, mas para isso é necessário que tenha realizado um mínimo de 500h de estágio e/ou realize especializações na área. Por isso, cada curso de Biomedicina ofertado tem um perfil.

“Apesar da Biomedicina ser diversificada em atuação, cerca de 80% dos biomédicos situam-se nos laboratórios de análises clínicas. Este quadro não é casual. A saúde foi um dos setores de investimento privado que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, em especial nos laboratórios de diagnóstico”, contou a docente.

De forma paralela aos laboratórios de diagnóstico, outra área em maior expansão no território brasileiro é o setor de estética. De acordo com um levantamento realizado em 2019 pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos em conjunto com o Instituto FSB Pesquisa, o Brasil é o terceiro país entre os maiores mercados consumidores de produtos e equipamentos de beleza e estética.

E segundo o Instituto de Pesquisa de Beleza e Cuidados Pessoais da Euromonitor, houve aumento de 4,6% no consumo de produtos e serviços em estética no país em 2020, apesar do Brasil conviver com a alta de casos do novo coronavírus.

“É por isso que, atenta às necessidades do mercado, a Florence oferta o curso de Biomedicina para formar profissionais técnicos, críticos e humanísticos com habilitação em análises clínicas para atuar em diversos níveis dos serviços de saúde, tanto na iniciativa privada quanto no SUS. E conforme opção do aluno, o curso também oportuniza a formação na área de Biomedicina Estética”, acrescentou Paula Moiana da Costa.

Estude Biomedicina na Florence! 

Na Florence, os alunos contam com uma estrutura que proporciona uma graduação em Biomedicina nos mais altos níveis. Além de uma matriz atualizada, que é destaque no mercado do Maranhão e oferta disciplinas exclusivas, a Instituição dispõe de 8 laboratórios multiprofissionais completamente equipados.

Se você sempre sonhou em se formar na área de Biomedicina, não perca mais tempo! Além de todos esses diferenciais, os interessados em estudar na Florence contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de outras vantagens exclusivas, como a possibilidade de conseguir uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%*.

Ficou interessado? Inscreva-se agora no vestibular 2021.1.

*Confira o edital aqui.

Notícias Relacionadas