Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento: tratamentos para a Covid-19 aumentam a preocupação

Dia Nacional do Uso Racional de Medicamento: tratamentos para a Covid-19 aumentam a preocupação

Professor do curso de Farmácia da Florence alerta sobre os riscos à saúde da automedicação.
Farmácia | 05/05/2021
Compartilhe :

Desde que o novo coronavírus se tornou um problema emergencial de saúde pública mundial, muitos estudos sobre medicamentos e vacinas foram e ainda estão sendo desenvolvidas em diversos países a fim de conseguir controlar a pandemia, que infelizmente já fez milhares de vítimas em todo o mundo. Porém, recentemente noticiou-se sobre a compra e uso indiscriminado de determinados medicamentos, que estão sendo pesquisados como possível tratamento para a Covid-19, demonstrando o uso não racional destas drogas.

O dia 5 de maio é lembrado por ser o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos. A data foi criada para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação.  Segundo a Organização Mundial de Saúde, uso racional de medicamentos é quando “pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade”.

Professor do curso de Farmácia da Florence, Rondinele Seba Salomão

De acordo com o professor do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Rondinele Seba Salomão, a automedicação é uma prática comum que acontece em diversos países. “Quando ela é feita de forma racional, acompanhamento de um profissional como o farmacêutico os riscos são minimizados, entretanto quando ela é realizada sem o processo informativo adequado ou acompanhamento ela pode trazer sérios riscos como a possibilidade de interações medicamentosas indesejadas, falha na farmacoterapia e até quadros graves de saúde como hepatite medicamentosa e até a morte”, explica.

São inúmeras as entidades que não recomendam o tratamento precoce para Covid-19 com qualquer medicamento. A Associação Médica Brasileira (AMB) e a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já emitiram nota conjunta para informar que nenhuma medicação tem eficácia na prevenção da Covid-19. Tal orientação alinha-se a sociedades médicas científicas e outros organismos sanitários nacionais e internacionais, como a Sociedade de Infectologia dos Estados Unidos (IDSA) e a da Europa (ESCMID). Ainda assim, atualmente, há relatos de pacientes com sintomas gripais que saem de consultas com um coquetel de até oito medicamentos. O suposto tratamento começa antes mesmo de o teste de coronavírus ser feito.

Para o professor Rondinele, a pandemia aliada à propagação de fake news exacerbou o descontrole da automedicação na população em geral: “Com o desconhecimento da população, a veiculação de fake news e o sensacionalismo da mídia, não seguindo recomendações cientificas, muitos pacientes passaram a consumir uma série de medicamentos para prevenir e até tratar a Covid-19. Lembrando que ainda não há medicações comprovadamente eficazes, muitos pacientes passaram a comprar, estocar e se auto-administrar vários medicamentos” comenta.

Assistência Farmacêutica

O professor Rondinele reforça que um dos propósitos do Farmacêutico é o de garantir a promoção do uso racional e o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. “O Farmacêutico tem por prerrogativa legal e ética acompanhar e orientar o uso racional pelo paciente, desde a escolha de medicamentos isentos de prescrição (MIPs) para o tratamento de distúrbios menores, bem como encaminhar do paciente ao médico e serviço de saúde em caso de problemas de saúde mais graves ou que requeiram um diagnóstico”, explica.

Ele conta que dentro de todo o cenário da automedicação na pandemia e seus agravantes, o profissional farmacêutico destaca-se com atuação fundamental na identificação dos erros e agravos gerados por essa prática, atuando na promoção da educação em saúde, prestando esclarecimentos a respeito da eficácia e segurança na administração de fármacos, assim como na prevenção dos riscos da automedicação à saúde.

Importância do dia 05 de maio

Segundo o professor Rondinele Salomão, o dia 5 de maio é o dia em que os acadêmicos e profissionais farmacêuticos promovem a campanha pelo uso racional de medicamentos, com apoio das unidades de ensino, como a Florence, bem como entidades de representação como o SINFAR, CRF-MA e CFF, entre outros parceiros.

“Esta campanha visa orientar a população sobre os riscos da automedicação, conscientizar para o descarte correto de medicamentos e embalagem e levar à população a importância do farmacêutico durante todo o processo de uso do medicamento, visando garantir a farmacoterapia, minimizando os aparecimentos de Problemas Relacionados a Medicamentos (PRMs), como interações medicamentosas ou processos de intoxicações causadas pelo uso abusivo/irracional destes”, finaliza.

Estude Farmácia na Florence 

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, os novos ingressantes contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49,00, além de terem acesso a uma bolsa de mérito acadêmico de até 80%.*

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas, como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora. 

*Confira condições no site.

Notícias Relacionadas