Núcleo de Carreiras da Florence ressalta a importância do estágio na vida acadêmica

Segundo dados do CIEE, oportunidades de estágio cresceram no primeiro trimestre de 2021
Ciências Contábeis | 10/05/2021

O estágio é a primeira experiência e um momento muito importante para o desenvolvimento da carreira de todo profissional. Esta é uma etapa fundamental no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos, propiciando a aquisição de conhecimentos relacionados com a profissão escolhida pelo estagiário.

Além disso, o programa de estágio permite a troca de experiências com os funcionários de uma empresa, bem como o intercâmbio de novas ideias, conceitos, planos e estratégias. O estudante está diariamente em contato com profissionais com anos de experiência e aprende muito observando e ajudando nas tarefas a serem executadas. “Independentemente da área, a vivência cotidiana da profissão é de extrema importância para a formação do estudante e é aqui que entram os estágios, a forma mais eficiente de unir a prática e a teoria”, comenta a coordenadora do Núcleo de Carreiras da Florence, Ana Maria Marques.

Jéssica Soares, aluna do 5º período do curso de Ciências Contábeis

Segundo dados do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a oferta de oportunidades de estágio e aprendizagem cresceu no primeiro trimestre de 2021 em comparação aos últimos meses de 2020. Ainda segundo a CIEE, as áreas mais buscadas são a administrativa, a de atendimento e de gestão comercial e marketing. Já os cursos com maior número de vagas são Administração, Pedagogia, Direito e Ciências Contábeis.

Experiência do aluno Florence

Jéssica Soares, do 5º período do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Florence, estagia no Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão (CRF/MA) desde o terceiro período. Ela conta que seu primeiro contato na área está sendo de grande importância em sua vida profissional. “As pessoas no Conselho são muito acolhedoras e já no meu primeiro contato gostei de verdade. Trabalhar diretamente com um contador é de grande valia, pois aprendi a fazer folha de pagamento, a lançar receitas, a fazer empenhos, a lidar com CTC (Comissão de Tomadas de Contas), a lidar com a montagem dos processos, desde a chegada à saída das notas que chegam no conselho; a contabilidade na área pública me foi ensinada de modo que irei agregar na minha carreia profissional, pois hoje já penso em fazer parte da contabilidade pública futuramente”, revela.

A estudante ainda ressalta a importância do conhecimento que vem adquirindo na Faculdade Florence para o estágio. “Todo o conhecimento que adquiri na Faculdade Florence pude botar em prática. Unindo a prática e a teoria pude perceber que todo conhecimento é valido. Estar em um estágio é saber que você vai ter todo o suporte e aprendizados necessários para nossa área, e também não deixa de ser uma experiência”, finaliza.

Vanessa Pavão, advogada do Núcleo Integrado de Prática Jurídica da Florence

Oportunidade de estágio na Florence

Na Faculdade Florence, os alunos possuem diversos campos de oportunidades de estágio. A exemplo do Núcleo Integrado de Prática Jurídica (NIPJ). Vanessa Pavão, advogada que acompanha os estagiários e presta assistência aos clientes no núcleo, explica que o NIPJ é um local de desenvolvimento de práticas jurídicas realizadas por alunos do Curso de Direito orientados por professores e profissionais da área. “O NIPJ presta atendimento jurídico gratuito à comunidade de baixa renda, nas áreas cíveis, trabalhista, consumidor e previdenciário. Os atendimentos são realizados por nossos estagiários, sempre com o auxílio de um advogado”, detalha.

A advogada Vanessa conta que o núcleo oferece a prática real aos alunos de Direito, servindo como um treinamento das práticas advocatícias. “Os alunos adquirem experiências para adentrarem ao mercado de trabalho, aprendendo a lidar com o público, acompanhando os processos em todas as suas fases, aprendem a manusear os sistemas da justiça, PJe, Eproc, entre outros”, comenta.

Dicas para conseguir um estágio

A coordenadora do Núcleo de Carreiras da Florence, Ana Maria Marques, explica que um ponto essencial para conseguir o estágio dos seus sonhos é buscar oportunidades que estejam alinhadas ao seu perfil. “É importante manter o foco em algumas empresas nas quais você deseja trabalhar. Procure empresas que se encaixem na sua área de atuação e também no seu gosto, pois, desse modo, você terá maior facilidade na hora de desenvolver as tarefas solicitadas”, aconselha.

A coordenadora Ana Maria alerta: procure conciliar o seu estágio com a faculdade. “Não deixe que o estágio atrapalhe os seus estudos. Caso isso ocorra, tente procurar soluções na própria empresa que você trabalha e, persistindo os incômodos, troque o estágio para uma empresa que seja mais flexível. Não se esqueça: a prioridade são os estudos”, finaliza.