Coordenador do curso de Odontologia participa do programa Bom dia Mirante

Contribuição dos cirurgiões-dentistas para a recuperação de pacientes com Covid-19 foi o tema...
Graduação | 11/05/2021

Pacientes intubados podem ter facilmente infecções na boca e a atenção dos profissionais da Odontologia pode ajudar desde a prevenção da piora do quadro até a recuperação desses pacientes. Foi sobre esse assunto que o coordenador do curso de Odontologia da Florence, dr. Rafael Nunes, conversou no programa Bom dia Mirante, da TV Mirante. O jornal foi exibido na emissora no último dia 6 de maio. Na oportunidade, o professor abordou o tema “Como os cirurgiões-dentistas estão contribuindo para a recuperação de pacientes com Covid-19 nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs)”.

Durante a entrevista, o coordenador, que atualmente é o Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Maranhão, explicou que é comum as pessoas não associarem a atuação do cirurgião-dentista a uma UTI, principalmente contra a Covid-19. “Muitos não associam o dentista com atividades em hospital e ainda mais em UTIs, porém a Odontologia possui uma habilitação em Odontologia Hospitalar, devidamente registrada, e nós já temos dentistas no Maranhão que são habilitados para atuarem dentro de UTI”, explicou.

Rafael Nunes também aproveitou para ressaltar os benefícios de ter um profissional em Odontologia na Unidade de Terapia Intensiva. “Já existem diversos estudos publicados em revistas internacionais que demonstram que a presença do cirurgião-dentista dentro de uma UTI diminui em aproximadamente 50% o risco de contaminação e o desenvolvimento de pneumonia, que estaria também associado à Covid-19. Além disso, o dentista dentro da UTI traz uma economia para o estado de aproximadamente R$ 2.500 por dia, por paciente internado. Então, o dentista só traz benefício para a saúde geral da população e principalmente no momento em que estamos vivendo, onde temos milhões de contaminados por Covid-19 e milhares de pessoas dentro do hospital intubadas. Baseado nisso, vale destacar a importância do cirurgião-dentista na equipe multidisciplinar”, arrematou.

Confira a entrevista na íntegra clicando aqui.

Estude Odontologia na Florence

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Faculdade Florence! Os interessados em cursar Odontologia na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de até 80%*.

O curso de Odontologia da Florence é um dos melhores do estado, por isso os alunos possuem garantia de emprego antes mesmo da conclusão do processo formativo. Apresenta caráter multidisciplinar no favorecimento do ensino, pesquisa e extensão, com serviços à comunidade e uma carga horária extensa de práticas, especialmente na Clínica-Escola, conferindo mais segurança para o exercício profissional.

Além disso é o único curso do estado do Maranhão que mantém um convênio com o Centro de Especialidades SORRIR, do governo do estado, em que alunos do 8º ao 10º período podem prestar assistência humanizada a pacientes portadores de câncer bucal.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora mesmo!

*Confira condições no edital!